O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (22) que o lançamento do Pix Automático para a população está marcado para 16 de junho de 2025. A nova data foi divulgada na Resolução BCB N° 402, publicada no site da instituição.
A autoridade monetária prevê que o Pix Automático facilitará cobranças recorrentes, permitindo que os usuários paguem periodicamente por produtos ou serviços, aumentando assim a eficiência desse tipo de cobrança.
Leia +: FGV reajusta pra cima a previsão do PIB em 2024
Leia +: Saiba quantos beneficiários podem ser impactados pelo corte do governo Lula no INSS
Leia +: Governo expande Bolsa Família e flexibiliza inclusão de famílias unipessoais
O Pix Automático poderá ser utilizado por empresas de diversos tamanhos e setores, incluindo concessionárias de serviços públicos como luz, água e telefone; instituições de ensino; academias; condomínios; clubes sociais; planos de saúde; serviços de streaming; portais de notícias; clubes por assinatura e empresas do setor financeiro.
Com essa nova modalidade, o BC estima que as empresas poderão reduzir os custos de cobrança, já que a operação não dependerá de convênios bilaterais, como ocorre atualmente com o débito em conta, e utilizará a infraestrutura já existente do Pix.
Outra vantagem destacada pelo BC é a potencial redução da inadimplência, pois os pagamentos serão programados na conta do cliente.
Para as Empresas
Segundo a resolução, o prestador de serviços deverá fornecer detalhes da cobrança ao solicitar a autorização do Pix Automático. Essa autorização pode ser feita através da leitura de um QR Code, que conterá as informações necessárias para a permissão solicitada.
Em casos de saldo insuficiente na data da cobrança, poderão ser realizadas novas tentativas de debitar a conta do pagador. A empresa fornecedora poderá tentar iniciar a transação do Pix Agendado novamente, caso a tentativa original não tenha sido autorizada.
Para os Pagadores
O Pix Automático será gratuito para os pagadores. O Banco Central acredita que essa modalidade proporcionará mais comodidade e servirá como uma alternativa eficiente para pagamentos recorrentes.
Os pagadores precisarão dar uma autorização prévia e específica, uma única vez, para aquele pagamento recorrente, utilizando seu dispositivo de acesso ao Pix, seja por celular ou computador, no aplicativo da instituição financeira.
No momento da autorização prévia, o usuário permitirá os débitos periódicos de forma automática, sem necessidade de autenticação para cada transação.
O cliente também pode ler um QR Code com as informações da permissão solicitada e do pagamento imediato da primeira cobrança, concedendo a autorização simultaneamente ao iniciar o pagamento.
Após a autorização inicial, os valores serão debitados da conta do pagador conforme a periodicidade estabelecida. A autorização para o Pix Automático pode ser cancelada ou, conforme permitido, alterada unilateralmente pelo pagador a qualquer momento.