O governo do presidente Lula, por meio do Ministério da Defesa, liderado por José Múcio Monteiro, confirmou a autorização para a compra de 12 helicópteros Black Hawk, fabricados nos Estados Unidos, destinados ao Exército brasileiro. O investimento total para essa aquisição é estimado em R$ 5,2 bilhões.
A aprovação da compra foi oficializada através de publicação no Diário Oficial da União na última segunda-feira, 15.
A informação sobre o custo da aquisição, que gira em torno de US$ 950 milhões, foi previamente divulgada pelo Departamento de Estado dos EUA em maio. O valor mencionado inclui não apenas os helicópteros, mas também equipamentos de apoio essenciais.
Importante destacar que a transação não envolve compensações “tecnológica, industrial e comercial”, conforme mencionado no documento do governo estadunidense. Isso apesar da legislação brasileira sobre aquisições para a defesa, especificamente a lei 12.598 de 2012, normalmente exigir tais compensações.
Os Black Hawks são conhecidos por sua capacidade de transportar mais de quatro toneladas de carga e são utilizados em uma variedade de operações, incluindo combate a incêndios, missões humanitárias e de resgate.
O Departamento de Estado dos EUA classificou a venda como um reforço para a segurança do Brasil, descrevendo o país como um “parceiro regional” significativo.