Elon Musk disse que tirará a SpaceX e a X da Califórnia por causa de uma lei que proíbe escolas de obrigar professores a notificar os pais quando seus filhos mudam de identidade de gênero.
Musk disse na terça-feira (16) que mudaria a sede das empresas para o Texas depois que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, assinou a primeira lei do gênero que proíbe políticas que exigem que educadores divulguem quando um aluno pede para usar um nome ou pronomes diferentes.
“Esta é a gota d’água”, disse Musk no X. “Por causa desta lei e de muitas outras que a precederam, atacando famílias e empresas, a SpaceX agora mudará sua sede de Hawthorne, Califórnia, para Starbase, Texas.”
Musk, que tem uma filha transgênero adulta, acrescentou que havia dito anteriormente a Newsom “que leis dessa natureza forçariam famílias e empresas a deixar a Califórnia para proteger seus filhos”.
Musk disse em uma postagem de acompanhamento que também mudaria o X, antigo Twitter, de São Francisco para Austin, dizendo que estava “cansado de fugir de gangues de viciados em drogas violentos só para entrar e sair do prédio”.
Musk, o homem mais rico do mundo, nos últimos anos tem se atraído para o Texas, que não tem imposto de renda ou corporativo estadual e é conhecido por sua política conservadora.
Em 2021, Musk mudou a sede da Tesla de Palo Alto, no Vale do Silício, para Austin, Texas, e mudou sua residência da Califórnia para o Texas.
A Tesla, a empresa automobilística mais valiosa do mundo, ainda mantém uma “sede de engenharia” na Califórnia.
Musk tem se tornado cada vez mais franco sobre suas opiniões políticas desde que assumiu o X em 2022, frequentemente criticando políticas e figuras públicas que ele considera excessivamente de esquerda, ou “conscientes”.
Musk anunciou no sábado que estava apoiando Donald Trump para presidente logo após o candidato republicano sobreviver por pouco a uma tentativa de assassinato.
A Califórnia é considerada um dos estados mais liberais dos EUA, com o governo e ambas as câmaras do legislativo estadual controlados pelo Partido Democrata.
O Texas tem sido um reduto conservador há muito tempo, com todos os três poderes do governo estadual controlados pelo Partido Republicano.