Foi inaugurada em 16 de Julho uma nova linha ferroviária que conecta a China ao Irã passando pelo Turquemenistão, marcando a partida do primeiro comboio de trânsito da província de Shaanxi, noroeste da China, com destino a Teerão.
O embaixador iraniano na China, Mohsen Bakhtiar, informou que o comboio deverá chegar à capital iraniana em aproximadamente 10 dias, após atravessar o Cazaquistão e Turcomenistão, entrando no Irã pelo posto de controle Inche–Burun.
Este lançamento é parte de uma estratégia da embaixada iraniana para aumentar a capacidade de trânsito do país, facilitando o transporte de mercadorias chinesas para a Ásia Ocidental e Europa, destacou o Times of Central Asia.
Nos últimos anos, o Irã tem ampliado suas rotas comerciais, especialmente através do Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul (INSTC).
Recentemente, o falecido presidente iraniano Ebrahim Raisi e o presidente russo Vladimir Putin formalizaram a criação da ferrovia Rasht-Astara, parte do INSTC, que visa conectar o Sul da Ásia ao Norte da Europa, oferecendo uma alternativa ao Canal de Suez.
Adicionalmente, Raisi inaugurou a segunda fase do projeto ferroviário Mianeh – Tabriz, estabelecendo pela primeira vez uma conexão direta das ferrovias iranianas com a Europa.
O atual presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, reiterou o compromisso de seguir as políticas de seu antecessor, priorizando a cooperação com Rússia e China e participando ativamente em blocos como BRICS, Organização de Cooperação de Xangai e a União Econômica da Eurásia.