A dor de cabeça ultraortodoxa de Israel

Os haredim agora se tornam alvo da raiva, não apenas de uma ampla parcela do público, mas até mesmo de seus aliados tradicionais na coalizão de direita religiosa / Foto: Judeus ultraortodoxos se reúnem para protestar contra uma decisão do Tribunal Superior de Israel de que eles devem ser convocados para o serviço militar | Ahmad Gharabli / AFP via Getty Images

A minoria judaica ultraortodoxa de Israel, os haredi, teve um bom desempenho no último quarto de século.

Sucessivos governos de direita deram a eles acesso a poder e dinheiro, uma economia em expansão fez com que o governo concordasse com uma vida inteira de estudos religiosos para os homens da comunidade que quisessem, e um ambiente de segurança relativamente tranquilo permitiu que os ultraortodoxos rejeitassem os chamados para servir no exército, como outros judeus israelenses são obrigados a fazer.

Mas o massacre do Hamas em 7 de outubro mudou tudo isso.

Nove meses depois, os Haredim agora se encontram alvo de raiva, não apenas de uma ampla faixa do público, mas até mesmo de seus aliados tradicionais na coalizão de direita religiosa do Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu. De fato, as atuais divisões sobre duas peças de legislação favoráveis ​​aos Haredim podem até derrubar o governo.

O primeiro projeto de lei — a chamada lei dos rabinos — teria criado centenas de empregos para novos rabinos municipais, cujos salários seriam pagos pelo governo central. Em tempos normais, essa lei provavelmente teria sido aprovada pelo Knesset sem muito alarido — apenas mais uma medida para direcionar mais dinheiro público para os ultraortodoxos. Mas, desta vez, em meio a reclamações de que o governo não tem nada a ver com patrocinar tal legislação durante uma guerra custosa, houve revolta até mesmo dos parlamentares de base do partido Likud de Netanyahu.

O primeiro-ministro tentou conter essa rebelião, mas desistiu no mês passado quando percebeu que o projeto de lei não seria aprovado.

O segundo projeto de lei, enquanto isso, despertou ainda mais oposição, pois efetivamente legalizaria a isenção de recrutamento concedida a jovens homens Haredi. Neste caso, a rebelião inicial foi reprimida, permitindo que o projeto de lei passasse na primeira das três leituras que precisaria para se tornar lei. Mas legisladores revoltados prometeram se opor a ele, a menos que revisões substanciais sejam feitas.

Os haredim agora se encontram como alvo da raiva. | Amir Levy/Getty Images

Além disso, após a recente decisão do Tribunal Superior de Justiça de que o exército deve começar a recrutar homens ultraortodoxos , o projeto de lei pode nunca chegar à sua leitura final de qualquer maneira. Embora a ordem judicial não tenha declarado explicitamente quantos dos 63.000 homens atualmente isentos devem ser convocados, o procurador-geral Gali Baharav-Miara disse que inicialmente não poderia ser menos do que 3.000 . Então, o governo Netanyahu agora se depara com a tarefa impossível de conciliar a decisão com a insistência dos Haredi em manter a isenção.

Normalmente, esse tipo de choque seria inesperado. Quando o governo de Netanyahu foi formado em 2022, a parceria entre o Likud de centro-direita, a extrema direita e os ultraortodoxos parecia firme. Não era como se eles concordassem, mas havia convergência de interesses suficiente para garantir que cada um teria o apoio dos outros em questões centrais.

O primeiro-ministro obteria sua reforma judicial porque seus parceiros acreditavam que um Tribunal Superior castrado salvaria suas próprias agendas de serem derrubadas por motivos constitucionais. A extrema direita teria carta branca para fortalecer o controle de Israel sobre a Cisjordânia, ao que a centro-direita e os ultraortodoxos não tinham objeção. E os Haredim receberiam ainda mais dinheiro, assim como a isenção contínua do recrutamento.

Mas para entender completamente o quanto 7 de outubro mudou tudo isso, é preciso primeiro olhar para as décadas anteriores, começando com os próprios ultraortodoxos e sua “sociedade de aprendizes” — um termo que se refere à ideia de que homens adultos devem se envolver no estudo da Torá em vez de ter empregos ou servir no exército. Hoje, apenas um pouco mais da metade dos homens Haredi estão na força de trabalho, em comparação com quase 90% dos homens judeus não Haredi. E muitos dos ultraortodoxos que trabalham têm empregos financiados pelo estado de valor econômico pouco claro, como rabinos municipais.

Essa “sociedade de aprendizes” foi possibilitada por uma sucessão de governos de direita que estavam preparados para fornecer apoio financeiro aos estudantes de yeshiva em troca de seu apoio político aos Haredi. Os contribuintes israelenses deveriam ter se rebelado contra esse quid pro quo, mas nos últimos 20 anos — até 7 de outubro — eles apenas cerraram os dentes. A economia estava crescendo, e a carga tributária havia diminuído, então a isenção do recrutamento nunca provocou mais do que protestos ocasionais.

A liderança Haredi parece incapaz de lidar com esta nova realidade. | Faiz Abu Rmeleh/Middle East Images/AFP via Getty Images

Era difícil cultivar uma oposição mais ampla pela simples razão de que — pelo baixo limiar de Israel — o país estava em paz. E como o serviço militar obrigatório e as convocações para a reserva foram cortados drasticamente, mesmo que o fardo fosse desigual, ninguém se incomodou tanto — exceto os ativistas que o desafiaram nos tribunais, desencadeando anos de disputas legais.

Mas os desafios militares e econômicos atuais mudaram a dinâmica política. A guerra com o Hamas — e a guerra paralela com o Hezbollah no Líbano — levou ao maior número de mortes militares e vítimas em anos. Mas, isenta do dever militar, a minoria Haredi foi poupada desse sofrimento. De fato, a parte da população israelense mais atingida por tudo isso é o setor religioso nacional — israelenses que praticam uma forma mais moderada de ortodoxia e servem no exército. Eles já foram simpáticos à isenção ultraortodoxa, mas não mais.

A outra mudança é menos existencial, mas não menos importante. A guerra forçou o exército a convocar mais reservistas para períodos mais longos do que em qualquer outro momento nas últimas duas gerações. Homens, e muitas vezes mulheres, foram afastados de seus empregos, estudos e famílias por semanas, até mesmo meses — um fardo que os ultraortodoxos não compartilham.

A desculpa deles de que o aprendizado da Torá equivale ao serviço militar porque fornece proteção divina a Israel nunca foi levada a sério pelo público secular, mas agora provoca escárnio. E como a era de paz e prosperidade para Israel dificilmente retornará rapidamente, mesmo depois que a guerra em Gaza terminar — o mesmo será verdade para a carona gratuita para os Haredim.

À medida que Israel se ajusta a um ambiente de segurança nacional menos seguro, os gastos com defesa e serviço militar só devem crescer. Mesmo que o Hamas seja derrotado, a ameaça do Hezbollah e do Irã aumentou. E o pensamento de que os desafios futuros não serão compartilhados pelos 13% de israelenses estimados como Haredi não é mais tolerável para a maioria.

O fardo militar mais pesado também deve pesar no crescimento econômico. Impostos e/ou déficits orçamentários crescerão, mais dias úteis serão perdidos para o serviço de reserva, e a confiança empresarial e do consumidor levará tempo para se recuperar. Com o bolo fiscal menor do que era antes de 7 de outubro, a competição por financiamento para escolas, hospitais, estradas e transporte público também aumentará.

Mas a liderança Haredi parece incapaz de lidar com essa nova realidade. Sua resposta à decisão da Suprema Corte foi uma condenação intransigente. e parece que, separados da sociedade secular ao redor deles, os rabinos da comunidade não têm as ferramentas ou o entendimento para digerir a mudança.

Via Agências de Notícias

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