Menu

FMI eleva projeções de crescimento para o Brasil

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas projeções de crescimento para o Brasil, aumentando a expectativa para o ano de 2025 para 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), um acréscimo de 0,3 ponto percentual em relação à previsão anterior de abril. A revisão, divulgada nesta terça-feira, reflete os esforços de reconstrução após as recentes enchentes […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Andrew Harrer/Bloomberg/20-4-2013

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas projeções de crescimento para o Brasil, aumentando a expectativa para o ano de 2025 para 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), um acréscimo de 0,3 ponto percentual em relação à previsão anterior de abril.

A revisão, divulgada nesta terça-feira, reflete os esforços de reconstrução após as recentes enchentes no Rio Grande do Sul e fatores estruturais, incluindo a aceleração da produção de hidrocarbonetos.

Apesar do ajuste positivo para 2025, o FMI reduziu sua estimativa para 2024 para 2,1%, citando as mesmas enchentes, uma política monetária ainda restritiva, e um déficit fiscal reduzido, além da normalização da produção agrícola.

A equipe do FMI, após uma visita ao Brasil, também melhorou a perspectiva de médio prazo, projetando um crescimento de 2,5%, um aumento de 0,5 ponto percentual desde a última visita em 2023.

Esta revisão para cima foi atribuída aos ganhos de eficiência esperados com a reforma tributária e o aumento na produção de hidrocarbonetos.

O Brasil registrou um crescimento de 0,8% nos três primeiros meses do ano, com uma previsão de impacto moderado das chuvas intensas no Rio Grande do Sul sobre o segundo trimestre.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá divulgar os dados do PIB do segundo trimestre em 3 de setembro.

A revisão para baixo do Brasil também influenciou as projeções para a América Latina e o Caribe, reduzindo a expectativa de crescimento da região para 1,9% em 2024, um decréscimo de 0,1 ponto. Para 2025, a projeção foi ajustada para 2,7%, mostrando uma leve melhoria.

Este ajuste nas perspectivas econômicas do Brasil e da região reflete tanto desafios internos quanto ajustes nas expectativas de crescimento global e regional.

Com informações da Reuters

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ugo

16/07/2024 - 12h02

E tem imbecis que acreditam nos “numeros oficias” do IBGE a respeito da inflaçào (que é no minimo o dobro da que inventam nesses institutos)…https://www.cnnbrasil.com.br/economia/financas/aluguel-sobe-mais-que-o-triplo-da-inflacao-no-primeiro-semestre-diz-pesquisa/


Leia mais

Recentes

Recentes