José Luiz Datena (PSDB), apresentador e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, declarou que os governos do presidente Lula (PT) foram melhores que o de Jair Bolsonaro (PL) e descreveu os eventos de 8 de janeiro como uma “clara tentativa de golpe”.
Durante a sabatina UOL/Folha desta terça-feira (16), Datena foi questionado sobre qual presidente fez o melhor governo e respondeu sem hesitar: “Claro que foi o Lula. Lula não foi eleito três vezes à toa, o melhor governo foi o Lula”.
Datena também não teve dúvidas ao classificar os atos terroristas promovidos por apoiadores de Bolsonaro nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, como uma tentativa de golpe.
“Você tem alguma dúvida que 8/1 foi tentativa de golpe? Clara, absurda e desproporcional”, afirmou. “Como as forças de segurança não avisaram ao presidente Lula que isso aconteceria? Quem nega tentativa de golpe quer negar a história brasileira.”
É importante destacar que Datena tem um histórico de desistências em suas tentativas de ingressar na política. Em 2022, ele anunciou sua candidatura ao Senado pelo PSC, mas desistiu no último dia em que poderia apresentar o Brasil Urgente. Em 2018, também desistiu de disputar uma vaga no Senado pelo DEM.
Já em 2020, enquanto estava no MDB, Datena planejava ser vice de Bruno Covas (PSDB), mas atendeu a um pedido da Band para continuar na TV. Em 2016, foi pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PP, mas deixou a disputa após o partido se envolver no caso do Petrolão.