Menu

Pesquisa revela queda no apoio a pautas conservadoras entre os brasileiros

A edição de 2024 da pesquisa “A Cara da Democracia” revela uma queda no apoio a pautas conservadoras entre os brasileiros, como o endurecimento das regras contra o aborto e as restrições ao casamento gay, conforme divulgado pelo jornal O Globo. O estudo, conduzido pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT), entrevistou presencialmente mais de 2,5 mil […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Estudo revela mudanças nas opiniões sobre aborto, casamento gay e outros temas polêmicos, além de mapear o posicionamento político da população / © Paulo Pinto/Agencia Brasil

A edição de 2024 da pesquisa “A Cara da Democracia” revela uma queda no apoio a pautas conservadoras entre os brasileiros, como o endurecimento das regras contra o aborto e as restrições ao casamento gay, conforme divulgado pelo jornal O Globo. O estudo, conduzido pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT), entrevistou presencialmente mais de 2,5 mil pessoas em 188 cidades do país entre o fim de junho e o início de julho.

O levantamento indicou variações na adesão dos brasileiros a questões associadas ao conservadorismo. Por exemplo, embora 72% dos entrevistados sejam contra a legalização do aborto, 58% se opõem à prisão de mulheres que realizem o procedimento e 40% são contrários ao ‘PL do aborto’. Em comparação, na pesquisa de 2023, 79% eram contrários à legalização do aborto, sinalizando uma tendência de diminuição.

As opiniões sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo também mostraram variações. Enquanto 45% são contra, 53% são favoráveis à adoção de crianças por casais gays.

Outros temas apresentaram uma divisão significativa entre os entrevistados. A proibição das “saidinhas” dos presos tem apoio de 49%, enquanto 45% são contra. A adoção de cotas raciais encontrou 40% de apoio e 41% de oposição.

Em contraste, algumas pautas tiveram amplo apoio entre os brasileiros. O Bolsa Família é apoiado por 80% dos entrevistados, 65% são a favor da redução da maioridade penal e apenas 6% são contra a descriminalização do uso de drogas.

A pesquisa também investigou o posicionamento político dos brasileiros. Dos entrevistados, 36% se identificaram como de direita, 33% afirmaram não se alinhar nem à esquerda nem à direita, 15% se posicionaram como de esquerda e 15% não souberam responder ou não responderam.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

16/07/2024 - 08h39

“Os brasileiros são de direita” haahahahahahahha
Miguel, por que permites essas visitas de robôs da imbecilidade, da desinformaçao, da canalhice, da sacanagem sibernetica

José Valdo

15/07/2024 - 17h25

Longe do ideal, mas já melhorou bastante!
Eu acredito no Brasil!
Podemos melhorar ainda mais!

Natalia

15/07/2024 - 09h45

Os brasileiros sao de direita pela maioria mas sao tao subdesenvolvidos que votam exclusivamente atras de dinheiro, no bolsa farelo, no serviço publico, uma boquinha aquie alì….o suco da miseria civil e cultural do perfeito pais de terceiro mundo.

“O Bolsa Família é apoiado por 80% dos entrevistados.” …Quer dizer o que mais ?


Leia mais

Recentes

Recentes