Um estudo recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela uma forte rejeição por parte dos brasileiros ao aumento de impostos e uma crítica generalizada à qualidade dos serviços públicos oferecidos pelo setor público.
De acordo com o relatório, 77% dos brasileiros acreditam que já são cobrados muitos impostos e que não é necessário aumentá-los para melhorar os serviços.
O estudo, que analisou a percepção da população sobre a política arrecadatória e os gastos do setor público, mostra que 78% dos entrevistados discordam que seja necessário aumentar os impostos para aprimorar os serviços públicos.
Além disso, 67% dos brasileiros opinam que o governo gasta mais do que arrecada.
A avaliação dos serviços públicos, como saúde e educação, também está negativa. A maioria dos entrevistados acredita que a qualidade dos serviços oferecidos está abaixo do que deveria ser proporcionado pelos gastos atuais.
LEIA: O novo teto de gastos e a ofensiva contra os pisos da Saúde e Educação
A saúde pública, educação pública, e estradas e rodovias são apontadas como as áreas mais críticas, com mais de 75% dos brasileiros expressando insatisfação com a qualidade desses serviços.
Essa pesquisa foi conduzida face a face com 2.012 cidadãos em todas as Unidades da Federação, entre 6 e 9 de fevereiro de 2024, apresentando uma margem de erro de 2 pontos percentuais.
Acesse a pesquisa completa clicando neste link