Datafolha indica que eleitores de direita ainda são maiores que de esquerda em SP

Guilherme Boulos e Ricardo Nunes (Foto: Felipe Gonçalves/Brasil 247 | Isadora de Leão Moreira/Governo de São Paulo)

Segundo um levantamento recente do Datafolha, 29% dos eleitores da cidade de São Paulo se consideram mais próximos do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 17% se alinham mais a Jair Bolsonaro (PL).

Este estudo também revela que 26% dos paulistanos se identificam com ideologias de direita, comparados a 20% que se inclinam para a esquerda.

A pesquisa, que entrevistou 1.092 eleitores entre 2 e 4 de julho, tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

No espectro ideológico, que vai de 1 (mais à esquerda) a 7 (mais à direita), os dados apontam que 24% dos entrevistados se posicionam no centro, com a direita e a centro-direita somando 36% e a esquerda com a centro-esquerda totalizando 31%.

Ainda conforme o estudo, há 6% que se dizem independentes de qualquer filiação partidária, enquanto 25% se consideram neutros em termos políticos, e 1% dos entrevistados não soube responder.

Na capital paulista, a distribuição dos eleitores continua estável dentro da margem de erro em comparação com a pesquisa anterior, realizada em maio.

Em outras três cidades analisadas pelo Datafolha – Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife – a proporção de eleitores que se identificam com a direita também supera os que se veem à esquerda, com Recife sendo a única das três onde Lula venceu Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022.

Cada pesquisa foi conduzida presencialmente, seguindo os protocolos legais e registrada na Justiça Eleitoral sob números específicos para cada localidade, garantindo a integridade e a transparência dos dados coletados.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.