Durante uma coletiva de imprensa em Assunção, capital do Paraguai, após um encontro do Mercosul, o presidente Lula criticou o presidente da Argentina, Javier Milei. Milei optou por participar de uma reunião da CPAC, um evento da extrema direita, e receber a “medalha Bolsonaro” ao invés de comparecer ao encontro com chefes de estado do Mercosul. Lula destacou a importância das relações comerciais e do desenvolvimento conjunto da região, enfatizando que a ausência de Milei prejudica a Argentina.
Transcrição da Fala do Presidente Lula
“Eu acho que quem perde é quem não vem, sabe, é uma bobagem mesmo, um presidente de um país importante como a Argentina não participar do Anel com o Mercosul. É triste, é triste para a Argentina. Agora uma coisa é verdade, nós do Mercosul vamos tentar, sabe, estamos trabalhando pelo fortalecimento do Mercosul com a Argentina, porque acreditamos na importância da Argentina. A Argentina é um país extremamente importante para o sucesso do Mercosul, e se o presidente participar ou não, não interessa. O que interessa é o seguinte: o povo argentino precisa do Mercosul e o Mercosul precisa do povo argentino, é isso que interessa.
E o fato dele ter ido para a CPAC no final de semana, o que ele falou lá? Não sei, sinceramente, é o tipo de reunião que não me interessa. Eu acho que, no final das contas, o presidente da República perde tempo fazendo uma coisa de extrema direita, tão desagradável, tão anti-social, tão anti-povo, tão anti-democrático que eu não sei o que as pessoas ganham participando disso.”