A Polícia Militar do Rio de Janeiro realiza nesta segunda-feira uma operação nas comunidades do Complexo de Israel, na Zona Norte da cidade. A ação ocorre dois dias após a divulgação de mensagens nas redes sociais indicando que Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, líder do tráfico na região, ordenou o fechamento de igrejas católicas em Brás de Pina, Parada de Lucas e Cordovil, conforme reportado pelo jornal O Globo.
As publicações nas redes sociais provocaram uma rápida resposta das autoridades. A PM e a Arquidiocese do Rio afirmaram que os templos continuariam funcionando normalmente. Simultaneamente, a Polícia Civil iniciou uma investigação, conduzida pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), para apurar as ameaças.
Segundo a Polícia Militar, a operação envolve policiais do 16º BPM (Olaria) e conta com o apoio do Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR). As ações estão focadas nas comunidades Cinco Bocas, Cidade Alta e Pica-Pau, com o objetivo de reprimir o crime organizado na região.
Em Parada de Lucas e Vigário Geral, a operação está sendo conduzida por equipes do Comando de Operações Especiais (COE), que também visam combater as atividades criminosas nas áreas sob influência de Peixão.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!