O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos e Socioeconômicos) concluiu seu estudo mensal sobre as negociações coletivas das categorias organizadas do Brasil para o mês de Maio de 2024.
Confirmando a tendência de melhora para a classe trabalhadora sob o governo Lula, em 87,3% as negociações saíram com ganhos acima da inflação. Nove em cada dez trabalhadores brasileiros sindicalizados tiveram aumento de poder de compra real. O ganho real obtido pelos trabalhadores e trabalhadoras foi em média 1,86%.
É importante lembrar o valor e a importância de se ter um sindicato nesse momento. Um acordo ou convenção coletiva e uma data-base de negociação é primordial para que o trabalhador não perca poder de compra quando o preço dos produtos sobem. É dever do sindicato manter as condições de emprego e renda da classe trabalhadora.
Para o ano de 2024 o cenário também é de ganhos. Segundo o mesmo estudo do Dieese, 85,2% dos 4.027 reajustes analisados resultaram em ganhos reais aos salários, com aumento médio de 1,63% acima da inflação sobre os salários.
O estudo do Dieese pode ser encontrado no site da entidade (acesse-o aqui).
Zulu
07/07/2024 - 22h03
O lendário “salário senzala acima da inflação”….kkkkkkk
O suco do terceiro mundo.