Tecnologia IA da China pode impulsionar desenvolvimento industrial

Estande da SenseTime na World AI Conference (WAIC) em Xangai em 5 de julho de 2024 Foto: VCG

“Estou muito surpreso em ver uma diversidade maior de expositores em comparação ao ano passado, com gigantes da internet bem estabelecidos e startups emergentes de inteligência artificial (IA) tendo uma forte presença”, disse um empreendedor de IA de sobrenome Hua ao Global Times na sexta-feira.

As extensas exibições de modelos de linguagem grande (LLMs) da China na World AI Conference (WAIC) em andamento em Xangai demonstram os benefícios tangíveis da tecnologia de IA no aumento da produtividade e no desenvolvimento econômico, ressaltando seu potencial para impulsionar o crescimento e a transformação no país, o Global Times aprendeu com líderes da indústria, especialistas e especialistas que participaram do evento.

O evento indica a diversificação e a competitividade da indústria nacional, disse Hua, acrescentando que cada vez mais empresas de tecnologia estão mudando de exibir seus LLMs para buscar aplicações práticas e capacidades comerciais.

Os produtos de IA de ponta em exibição na WAIC deste ano mostraram seu uso prático em diferentes aplicações industriais, desempenhando um papel fundamental no avanço da economia chinesa por meio da inovação e modernização.

“O evento marcou o momento em que grandes empresas estão começando a tomar medidas e startups nacionais de IA estão realmente florescendo”, observou Hua, após passar a tarde inteira explorando a exposição.

Abrangendo 52.000 metros quadrados, a exposição destaca avanços em áreas-chave como poder de computação, robótica e direção autônoma. Os representantes puderam explorar aplicativos de ponta “IA+” e descobrir uma infinidade de produtos inovadores altamente esperados.

Grandes participantes da corrida de grandes modelos, como SenseTime e iFlytek, revelaram seus mais recentes LLMs, bem como aplicativos de IA em muitos campos, como assistência médica, educação e negócios.

Um exemplo notável é o SenseTime. A empresa revelou o SenseNova 5.5, seu LLM mais avançado, que está sendo apontado como um rival do GPT-4o da OpenAI em áreas como raciocínio matemático, de acordo com uma nota que a empresa enviou ao Global Times na sexta-feira.

Outro destaque importante veio da IFlytek, que lançou o Spark-Desk V4.0 de nova geração, um LLM que permite que os professores forneçam orientação diferenciada. Enquanto isso, uma empresa de IA sediada em Xangai, a United Imaging Intelligence, introduziu sua ferramenta uAI MERITS, um ecossistema metaverso para intervenção robótica, terapia e cirurgia. Com base nessa ferramenta, a Oral and Maxillofacial Surgery Team, liderada pelo Prof. Richard Su e Dra. Jane Pu da Faculdade de Odontologia da Universidade de Hong Kong, em colaboração com a United Imaging Intelligence, realizou a primeira cirurgia reconstrutiva oral e maxilofacial do mundo alimentada por um grande modelo multimodal médico.

“Esta é uma era de expansão, que promete muito melhorar a eficiência, produtividade e inovação em vários setores”, observou Hua. Novas gerações de LLMs, juntamente com muitas outras exibições inovadoras e técnicas, mostraram em conjunto como a tecnologia de IA de rápido desenvolvimento da China está trazendo conveniência, eficiência e uma melhor qualidade de vida, disse ele.

A opinião foi ecoada por Yan Junjie, o fundador do unicórnio de IA MiniMax, sediado em Xangai, que disse ao Global Times na sexta-feira que os participantes chineses de IA estão se tornando mais pragmáticos e ambiciosos, pois agora estão mais interessados ​​em demonstrar como a tecnologia de IA pode ser aplicada em vários setores e indústrias para aumentar a produtividade e melhorar a eficiência, disse Yan.

Hoje em dia, a tecnologia de IA está impulsionando uma variedade de produtos industriais e de consumo, incluindo chatbots como ChatGPT e Minimax, bem como sistemas de direção autônoma, disseram fontes de negócios. Ela também pode fazer coisas como ajudar a projetar novas moléculas para o desenvolvimento de medicamentos e permitir o design e a otimização de novos produtos.

No reino da direção autônoma, os veículos com tecnologia de IA podem escolher automaticamente a rota ideal, manter uma velocidade adequada e passar suavemente por seções complexas de estradas. No setor médico, robôs cirúrgicos habilitados para IA podem ajudar a aumentar a precisão e a exatidão das operações, o que ajuda a reduzir a dor pós-cirúrgica e a encurtar as internações hospitalares.

Com mais de 50 novos produtos, LLMs ou sistemas relacionados de empresas chinesas de IA “refletem a prosperidade do ecossistema industrial de IA da China”, de acordo com Liu Qingfeng, presidente da iFlyTek.

“Precisamos nos preparar para um futuro habilitado para IA”, disse Liu Gang, economista-chefe do Instituto Chinês de Estratégias de Desenvolvimento de IA de Nova Geração, ao Global Times na sexta-feira.

Essa tecnologia avançada se tornou uma força motriz crucial para o desenvolvimento científico e tecnológico da China, sua transformação e atualização industrial e a melhoria geral de sua produtividade, apoiando a substituição de antigos impulsionadores de crescimento por novos e desenvolvimento econômico de alta qualidade, observou Liu Gang. Os

líderes empresariais também enfatizaram a importância da inovação tecnológica e sua adoção prática para impulsionar o crescimento econômico. “A aplicação de LLMs em diferentes indústrias pode impulsionar a competitividade do produto e gerar novo valor agregado. Além disso, pode aumentar a eficiência da inovação empresarial ao melhorar os processos e a tomada de decisões em cenários mais amplos e complexos”, disseram especialistas.

A China agora hospeda mais de 4.500 empresas de IA. Sua indústria principal de IA atingiu uma escala de mais de 578 bilhões de yuans (US$ 81 bilhões) em 2023, um aumento de 13,9% ano a ano, informou a Xinhua News na terça-feira.

Via Global Times.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.