A polícia localizou parte dos materiais radioativos furtados no último dia 30 na capital paulista. As duas latas contendo os objetos foram encontradas em um terreno na região de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), equipes da Polícia Civil, especificamente da 8ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas, e do Corpo de Bombeiros estão no local realizando o recolhimento dos objetos.
O 49º Distrito Policial está investigando o furto de uma picape Volkswagen Saveiro na madrugada do dia 30, na Rua Félix Bernardelli, também na zona leste da capital. No veículo estavam os materiais radioativos: um gerador de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga) e quatro unidades de blindagens de geradores de Molibdênio/Tecnécio (99Mo/99Tc) exauridos.
Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o gerador, devido à sua baixa atividade, se enquadra na categoria 4 do Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), representando um risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente. No entanto, a manipulação inadequada e constante pode causar danos à saúde.
A CNEN informou que o veículo furtado estava sendo utilizado pela empresa de transporte Medical Ald, que possui Plano de Proteção Radiológica para Transporte aprovado pela Comissão. A empresa estava prestando serviço para a R2pharma Radiofarmácia Centralizada Ltda. O veículo transportava a fonte geradora de radiofármacos rumo às cidades de Curitiba e Blumenau (SC) para uso médico. A fonte de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga) foi fabricada pela empresa Eckert & Ziegler.
Segundo a CNEN, o furto ocorreu devido à imprudência do motorista, que decidiu levar o automóvel para um local não seguro, diferente do pátio onde o veículo deveria estar abrigado durante a noite. No momento do furto, o veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
As autoridades alertam a população que, caso encontre o material radioativo, mantenha uma distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, além de informar à polícia.
Com informações da Agência Brasil.