Uma palestra online sobre cinema e gênero, promovida por professoras da Universidade de Brasília (UnB), foi interrompida após um ataque hacker transmitir vídeos pornográficos e enviar mensagens com ofensas misóginas.
O incidente ocorreu em 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. A professora doutora Rose May, que liderava o debate, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na última terça-feira (2).
O debate, organizado pelo grupo de pesquisa Gecoms – Gênero, Comunicação e Sociabilidade da UnB, tinha como tema “Road Movies em uma perspectiva de gênero”. Rose May descreveu a ação como chocante não pelos vídeos, mas pela violência e pelo desrespeito em um evento público.
“Não tive outra alternativa senão derrubar a palestra”, lamentou. O link de participação havia sido compartilhado nas redes sociais do Gecoms para promover um espaço democrático, mas a iniciativa foi considerada “ingênua” após o ataque.
Após o ocorrido, o Gecoms emitiu uma nota oficial de repúdio, destacando a preocupante realidade de ataques a eventos acadêmicos. As coordenadoras do grupo decidiram que, para evitar novas interrupções, as próximas palestras serão disponibilizadas como projetos de extensão da faculdade, exigindo inscrição e identificação prévia dos participantes.
“Essas pessoas têm que aprender que em tudo na vida há uma questão de civilidade e respeito à alteridade”, reforçou Rose May.