Menu

Plano Safra da Agricultura Familiar quer incentivar produção de alimentos saudáveis, diz ministro

Com juros menores e mais recursos para os pequenos agricultores, plano foi lançado nesta quarta-feira (3) O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (3/7), que o novo Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 quer aumentar a produção de alimentos saudáveis. O plano foi lançado nesta manhã, em cerimônia […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Bruno Peres/Agência Brasil

Com juros menores e mais recursos para os pequenos agricultores, plano foi lançado nesta quarta-feira (3)

O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (3/7), que o novo Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 quer aumentar a produção de alimentos saudáveis. O plano foi lançado nesta manhã, em cerimônia no Palácio do Planalto, com R$ 76 bilhões de crédito e juros mais baixos para os pequenos agricultores.

“Diminuímos os juros de 3% para 2%, então, quem produzir alimentos orgânicos vai pagar juros ainda menores para tomar dinheiro emprestado nos bancos”, disse em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Na entrevista, Teixeira citou o incentivo do plano a uma agricultura restaurativa e citou a linha Florestas Produtivas para recuperação florestal com espécies produtivas. “Quem quiser pegar uma área degradada para produzir entra nessa linha de uma agricultura restaurativa que restaura também as nascentes de água, as áreas de proteção florestal”.

O ministro ainda destacou a redução dos juros para a produção de alimentos. “Está havendo uma transferência de renda para a base da sociedade e vai ter mais demanda por alimentos, já está tendo, e o desafio é produzir alimentos suficientemente para as famílias brasileiras, por isso, os juros para produção de alimentos eram de 5%, no ano passado reduzimos para 4% e agora para 3%”, detalhou Paulo Teixeira.

“Você vai ter juros, como os bancos costumam dizer, negativos para produção de alimentos. É um empréstimo que você não vai ter que fazer a correção dele para produzir arroz, feijão, mandioca, verduras e frutas”, completou o ministro

Para fortalecer e o pequeno produtor, o no plano traz uma linha de crédito para aquisição de máquinas de pequeno porte. Os juros serão de 2,5% para comprar uma máquina de até R$ 50 mil. “O plano safra veio para aumentar a mecanização, comprar um trator, um arado e outras máquinas para levar pra propriedade agregando valor”, disse Paulo Teixeira.

Publicado originalmente pela Agência Gov em 03/07/2024 – 19h56

Por Yara Aquino

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes