A Polícia Federal (PF) iniciou a segunda fase da Operação Venire, na manhã desta quinta-feira (4), voltada para apurar suspeitas de fraudes em cartões de vacinação em Duque de Caxias. As investigações envolvem a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o ano de 2022.
Os principais alvos desta fase incluem Washington Reis (MDB), atual secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro e ex-prefeito de Duque de Caxias, e Célia Serrano da Silva, recentemente nomeada secretária municipal de Saúde da cidade.
A PF expandiu suas investigações devido a novas informações adicionadas ao inquérito, indicando um esquema mais extenso do que inicialmente suposto.
Pedido de novo inquérito no STF
Para aprofundar as investigações sobre a possível manipulação de registros de vacinação, foi solicitado ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um novo inquérito. A meta da corporação é identificar outros beneficiários do esquema.
Quem é Washington Reis?
Washington Reis é uma figura proeminente na política do Rio de Janeiro. Ele iniciou sua carreira como vereador de Duque de Caxias pelo PSB em 1992 e, a partir de 1994, foi deputado estadual pelo PSC, sendo reeleito em 1998 e 2002. Entre 2004 e 2008, foi prefeito de Duque de Caxias pelo PMDB.
Em 2009, atuou como subsecretário estadual de Obras Metropolitanas do Rio de Janeiro antes de ser eleito deputado federal em 2010 e reeleito em 2014. Em 2017, renunciou ao cargo de deputado federal para reassumir a prefeitura de Duque de Caxias.
Novo desenvolvimento na carreira de Washington Reis
Em 2022, Washington Reis concorreu ao cargo de vice-governador na chapa de Cláudio Castro. No entanto, sua candidatura foi rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) devido a uma condenação por crime ambiental. Após a reeleição de Cláudio Castro como governador, Washington foi nomeado secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, começando suas atividades em 2 de janeiro de 2023. Nesse cargo, ele desempenha um papel crucial na formulação e implementação das políticas de transporte do estado.
Quem é Célia Serrano da Silva?
Célia Serrano da Silva é médica formada pela Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA). Ela possui um MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e uma pós-graduação em dermatologia pelo Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro. Antes de ser nomeada secretária de Saúde de Duque de Caxias em março de 2023, Célia ocupou diversas posições na Secretaria Municipal de Saúde. Entre seus cargos anteriores estão a direção do Programa de Imunização, a direção do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde.
carlos
05/07/2024 - 08h31
Carlos bolsonaro, chupa que é de uva ou de chocolate com laranja, a casa caiu pra todos, os filhos, são todos ladrões, como se diz no nordeste, filhos de gato são gatinhos, pra se referir, ao gato que dá uma unha da é tenta esconder a unha, besteira caso, é o pai e os filhos que não fizeram nada a não praticarem crimes, e tercerizarem a culpa mas nesse caso não deu muito certo e família que rouba unida permanece unida no roubo.