Menu

Tecnologia IA da China avança e quebra hegemonia dos EUA

A Conferência Mundial de IA de 2024 e a Reunião de Alto Nível sobre Governança Global de IA estão programadas para acontecer de quinta a sábado em Xangai. Com a natureza internacional da conferência, o tema de ponta e o alto nível dos participantes, a conferência serve como uma plataforma para a China exibir seus […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração: Xia Qing/GT

A Conferência Mundial de IA de 2024 e a Reunião de Alto Nível sobre Governança Global de IA estão programadas para acontecer de quinta a sábado em Xangai.

Com a natureza internacional da conferência, o tema de ponta e o alto nível dos participantes, a conferência serve como uma plataforma para a China exibir seus avanços científicos e tecnológicos, promover intercâmbios e cooperação internacionais, e colaborar com outras nações para avançar na governança global no campo da IA, que está se desenvolvendo rapidamente.

Acima de tudo, é um testemunho do progresso e das conquistas excepcionais da China no campo da IA. Ao longo dos anos, a China fez avanços significativos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de IA, aplicação e crescimento industrial, solidificando sua posição como um ator chave no cenário global de IA.

Segundo dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, até junho de 2023, a indústria central de IA da China atingiu uma escala de 500 bilhões de yuans (US$ 68,74 bilhões), com o número de empresas de IA ultrapassando 4.400, ficando atrás apenas dos EUA.

Além disso, o desenvolvimento da aplicação de IA em grande escala na China é altamente ativo e está progredindo rapidamente. Isso se deve em parte ao vasto mercado chinês e aos diversos cenários de aplicação que criam amplas oportunidades para o desenvolvimento e aplicação da tecnologia de IA. Atualmente, a China lidera a utilização de IA em 20 subcampos, incluindo cidades inteligentes, manufatura inteligente, agricultura inteligente e IA para a ciência, de acordo com um relatório recente do Instituto do Caminho Chinês para a Modernização da Universidade de Nankai.

Enquanto isso, as instituições de pesquisa científica e empresas de tecnologia do país alcançaram progressos notáveis tanto na pesquisa básica quanto em aplicações inovadoras de IA. O Relatório de Índice de IA de 2024 da Universidade de Stanford mostrou que, em 2022, a China liderou as origens de patentes de IA globais com 61,1%, superando significativamente os EUA. Além disso, empresas como Tencent, Alibaba e Huawei emergiram como atores chave na pesquisa de IA, com avanços em direção autônoma, computação em nuvem e análise de big data, que não apenas impulsionam o progresso tecnológico, mas também fornecem novos motores para o desenvolvimento econômico e social.

Além disso, as aplicações de IA em grande escala da China impulsionam a transformação e a modernização da indústria doméstica. Além disso, elas também têm um impacto positivo em escala global. À medida que os custos tecnológicos diminuem, a IA não está mais limitada a grandes empresas e está se espalhando rapidamente por todos os setores, tornando-se um motor crucial da transformação digital para pequenas e médias empresas. À medida que a transformação digital industrial se aprofunda, a IA está se tornando cada vez mais uma força chave para impulsionar o crescimento econômico global e o desenvolvimento social.

No entanto, a China também enfrenta dificuldades e desafios no desenvolvimento de sua IA. Para fortalecer sua hegemonia global, especialmente a hegemonia militar, os EUA têm repetidamente usado sua posição de liderança em tecnologia de ponta para limitar o desenvolvimento das indústrias de IA em países como a China.

Eles não apenas impuseram restrições sobre as exportações de chips de IA de alta tecnologia, equipamentos de fabricação de chips e tecnologia relevante para a China, mas também aumentaram a fiscalização dos investimentos chineses no setor de IA.

As sanções dos EUA não impediram a China de avançar no campo da IA; pelo contrário, a China continua a progredir por meio da inovação independente e da cooperação internacional, superando continuamente as barreiras tecnológicas e aprimorando suas capacidades científicas e tecnológicas. A busca incessante pela inovação diante dos desafios rendeu à China respeito e reconhecimento na arena científica e tecnológica global.

Enquanto isso, a China está compartilhando os frutos do desenvolvimento da IA com o resto do mundo por meio de uma abordagem colaborativa e aberta. Os projetos de cooperação internacional da China no campo da IA estão aprofundando os laços científicos e a confiança mútua com países ao redor do mundo, enquanto a exploração da China na governança da IA também fornece experiência valiosa para o mundo. Esse compromisso com a abertura não é meramente simbólico, é uma decisão deliberada que revitalizou a indústria global de IA e representa uma contribuição significativa da China para o campo.

Por Global Times
Publicado em 03 de julho de 2024 22:56

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes