Menu

Biden sinaliza renúncia!

Segundo o The New York Times, o presidente Biden disse a um aliado importante que sabe que pode não conseguir salvar sua candidatura se não convencer o público nos próximos dias de que está apto para o cargo, após um desempenho desastroso no debate da semana passada. O presidente, que o aliado enfatizou ainda estar […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O presidente Biden está lúcido sobre sua árdua batalha para convencer eleitores, doadores e a classe política de que seu desempenho no debate foi uma anomalia, disseram aliados. Foto: Doug Mills/The New York Times

Segundo o The New York Times, o presidente Biden disse a um aliado importante que sabe que pode não conseguir salvar sua candidatura se não convencer o público nos próximos dias de que está apto para o cargo, após um desempenho desastroso no debate da semana passada.

O presidente, que o aliado enfatizou ainda estar profundamente envolvido na luta pela reeleição, entende que suas próximas aparições antes do feriado prolongado — incluindo uma entrevista marcada para sexta-feira com George Stephanopoulos, da ABC News, e paradas de campanha na Pensilvânia e Wisconsin — devem correr bem.

“Ele sabe que, se tiver mais dois eventos como esse, estaremos em um lugar diferente até o fim do fim de semana”, disse o aliado, referindo-se ao desempenho hesitante e sem foco do Sr. Biden no debate. A pessoa falou sob condição de anonimato para discutir uma situação delicada.

Andrew Bates, porta-voz da Casa Branca, disse que a alegação era “absolutamente falsa” e que a Casa Branca não teve tempo suficiente para responder.

A conversa é a primeira indicação pública de que o presidente está considerando seriamente se pode se recuperar após uma performance devastadora no palco do debate em Atlanta na quinta-feira. As preocupações estão aumentando sobre sua viabilidade como candidato e se ele poderia servir como presidente por mais quatro anos.

Um dos principais conselheiros do Sr. Biden, que também falou sob condição de anonimato para discutir a situação, disse que o presidente estava “bem ciente do desafio político que enfrenta”.

Os oficiais da campanha estavam observando nervosamente as pesquisas, reconhecendo que números ruins poderiam alimentar a crise. Uma pesquisa da CBS News na quarta-feira mostrou o ex-presidente Donald J. Trump à frente do Sr. Biden desde o debate, com 50% a 48% nacionalmente e 51% a 48% em estados-campo de batalha.

O Sr. Biden está lentamente entrando em contato com autoridades eleitas democratas e tem uma reunião com governadores democratas na Casa Branca marcada para quarta-feira à noite. Ele também continua entrando em contato com pessoas em quem confia há muito tempo e disse a pelo menos uma pessoa que está aberto à possibilidade de que seus planos de deixar de lado sua performance no debate — e voltar o foco para seu desafiante, o Sr. Trump — podem não funcionar.

Vários aliados do Sr. Biden, que se reuniram com a família e os assessores desde o debate de quinta-feira, ressaltaram que o presidente ainda está na luta de sua vida política e vê este momento como uma chance de se recuperar de uma situação de desconsideração, como fez muitas vezes ao longo de sua carreira de meio século.

Mas ele também está lúcido, disseram, sobre sua árdua batalha para convencer eleitores, doadores e a classe política de que seu desempenho no debate foi uma anomalia.

Por Katie Rogers, correspondente do The New York Times na Casa Branca.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes