O presidente dos Estados Unidos, Jose Biden, expressou preocupações sobre sua capacidade de recuperar a confiança do eleitorado após um desempenho considerado insatisfatório no último debate presidencial.
Em conversa com um aliado próximo, Biden teria admitido a necessidade de reverter a situação nos próximos dias para manter viva sua candidatura à reeleição. Este diálogo é a primeira evidência pública de que o presidente está avaliando seriamente sua posição após o debate em Atlanta.
Durante uma programação intensa neste fim de semana, que inclui uma entrevista na sexta-feira com George Stephanopoulos da ABC News e campanhas na Pensilvânia e em Wisconsin, Biden reconhece que os resultados desses eventos são cruciais.
“Ele sabe que se tiver mais dois eventos como esse, estaremos em um lugar diferente até o final do fim de semana”, disse o aliado, que preferiu não ser identificado.
Um assessor sênior do presidente, também falando sob condição de anonimato, confirmou que Biden está “bem ciente do desafio político que enfrenta”. A Casa Branca não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre essa questão.
As tensões aumentaram após uma pesquisa da CBS News indicar que o ex-presidente Donald Trump está à frente de Biden desde o debate, com uma vantagem tanto em nível nacional quanto nos estados decisivos.
Em resposta, Biden tem buscado o apoio de figuras importantes do Partido Democrata e planeja uma reunião com governadores democratas.
Apesar das adversidades, aliados próximos afirmam que Biden ainda está empenhado em lutar politicamente, vendo esta fase como uma oportunidade de se recuperar.
Ele também está ciente de que precisa convencer eleitores, doadores e a classe política de que pode superar este momento desafiador, como já fez várias vezes ao longo de sua carreira de cinco décadas.
Com informações do The New York Times