Anna Christina Ramos Saicali, ex-diretora do grupo Americanas e figura central em um caso de fraudes fiscais, retornou ao Brasil nesta segunda-feira, 1º. Ela desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 6h40, dirigindo-se imediatamente ao posto da Polícia Federal.
O retorno de Saicali acontece após ela se apresentar voluntariamente à Justiça brasileira em Lisboa, com a colaboração da Interpol, após a revogação de sua prisão.
De acordo com informações do programa Fantástico, a ex-diretora viajou para Portugal em 15 de junho e foi registrada por câmeras de segurança no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Conforme a decisão judicial que revogou sua prisão, Saicali deverá também comparecer no Rio de Janeiro. Embora não seja detida, terá seu passaporte retido e estará proibida de deixar o país.
Paralelamente, a Polícia Federal intensificou suas ações relacionadas ao caso, executando 15 mandados de busca e apreensão em residências de ex-diretores da Americanas esta semana.
A Justiça também ordenou a prisão preventiva dos principais envolvidos no esquema que inflacionava os resultados financeiros da empresa para aumento de bonificações.
Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas e apontado como o principal beneficiado pelo esquema, foi preso em Madri na última sexta-feira (28), mas foi liberado no dia seguinte. Ele permanecerá na Espanha, mas deverá comparecer quinzenalmente à Justiça espanhola.
Com informações do G1