72% dos eleitores americanos acham que Biden não deveria disputar a reeleição. É o que revela o levantamento conduzido pela emissora americana CBS News, em parceria com a empresa de pesquisa YouGov, que mostrou que 7 a cada 10 eleitores desejam que o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desista de disputar a reeleição em novembro.
É um claro aviso de que Trump pode estar prestes a retornar ao cenário político, uma vez que a prisão do ex-presidente republicano não se concretizou devido ao desastre político da administração Biden. As apostas altas na Ucrânia e as frequentes derrotas no Congresso foram, sem dúvida, grandes equívocos. Os estadunidenses parecem já ter tomado sua decisão.
Este percentual representa um aumento de nove pontos em relação à pesquisa anterior realizada em fevereiro.
O estudo também aponta que 72% dos eleitores consideram que Biden não tem condições cognitivas adequadas para concorrer novamente. Por outro lado, 49% dos eleitores acreditam que o ex-presidente republicano Donald Trump está em melhores condições de saúde para se candidatar.
A pesquisa, que entrevistou 1.130 eleitores entre os dias 28 e 29 de junho, reflete uma crescente insatisfação do eleitorado com o desempenho de Biden, intensificada após o último debate, onde ele recebeu críticas severas, inclusive de aliados.
Além das preocupações com sua saúde cognitiva, os eleitores também expressaram descontentamento com a campanha de Biden e sua eficácia como presidente, agravadas por sua idade avançada, já que completará 82 anos em novembro. Entre os eleitores do Partido Democrata, 46% são contra a reeleição de Biden.
A margem de erro da pesquisa é de 4,2 pontos percentuais para mais ou para menos.