Comunicado dos países membros do Consenso de Brasília
Os países da América do Sul, unidos no âmbito do Consenso de Brasília, solidarizam-se com o governo do presidente Luis Arce Cotacora e condenam veementemente a tentativa de golpe de Estado na cidade de La Paz, que ameaça a democracia na Bolívia.
A tentativa de minar as instituições democráticas e a ordem constitucional na Bolívia é um ato ignóbil, que atenta contra a vontade do povo boliviano e representa uma ameaça à estabilidade e à paz na América do Sul.
Manifestamos a nossa profunda preocupação pelas ações que põem em risco a liberdade, a justiça e o respeito pelos direitos humanos na Bolívia, e exortamos que se mantenha incondicional respeito à vontade do povo e à legitimidade das instituições democráticas no país.
Comprometemo-nos a colaborar na defesa da democracia e do Estado de direito na Bolívia e a trabalhar em conjunto para promover a paz, a estabilidade e o bem-estar de todos os bolivianos. Exortamos a comunidade internacional a associar-se à condenação deste atentado à democracia e apelamos ao povo boliviano para que resolva os seus problemas por meio do diálogo, a fim de evitar a ruptura da ordem constitucional na Bolívia.
Reiteramos nosso firme compromisso com os princípios democráticos e a defesa dos direitos fundamentais em nossa região e mantemo-nos vigilantes contra qualquer tentativa de os violar.
Publicado originalmente pelo Ministério das Relações Exteriores em 27/06/2024 – 22h46