Entre as entregas previstas, destacam-se portal de serviços digitais, aplicativo de relacionamento com o cidadão, rede de sensores urbanos e microchipagem de animais
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 49,5 milhões da linha BNDES PMAT a ações de governo digital e modernização da gestão do município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG. O apoio do Banco corresponde a 90% do investimento total do projeto, de R$ 55 milhões, a serem aplicados em 3 eixos: gestão e infraestrutura digital; governo digital e cidade inteligente; e serviços sociais.
No eixo de gestão e infraestrutura municipal, uma das ações será a construção de uma rede óptica municipal e a integração das redes locais de secretarias e órgãos, para reduzir custos e aumentar a eficiência, evitando riscos à segurança e à continuidade dos serviços. Outra medida relevante é a modernização do geoprocessamento, com impactos positivos em arrecadação, planejamento urbano e efetividade das políticas setoriais.
No eixo de governo digital e cidade inteligente, uma das ações previstas é a implantação de uma rede de sensores urbanos para monitoramento da qualidade do ar, do tráfego e do nível de ruído. O município também vai disponibilizar um portal de serviços digitais e aplicativo de relacionamento com o cidadão para dispositivos móveis, para dar mais transparência, agilidade e menos burocracia no atendimento aos munícipes. “Com o investimento em Contagem, o BNDES faz sua parte de incentivar o uso da tecnologia e a inclusão digital para aproximar gestores e população, contribuindo para ampliação da oferta para de serviços, melhorando a comunicação e garantindo transparência”, disse a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello.
No eixo de serviços sociais, Contagem implantará sistema para gestão e controle de zoonoses, com microchipagem de animais, o que, além de evitar a proliferação de doenças, garante maior efetividade no combate ao abandono e aos maus tratos. Também será criado um Museu Virtual no Centro de Memória do Trabalhador Industrial de Contagem, um equipamento cultural com atividades museológicas, artísticas, culturais e ambientais, que guardará um acervo sobre a história da cidade, ligada à indústria.
Impacto
Estima-se que, até 2026, toda a população do município (668 mil habitantes) seja impactada pelos benefícios proporcionados pelo projeto, que foi concebido para atingir os objetivos de diferentes políticas públicas federais, como a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes a Política Nacional de Modernização do Estado (Moderniza Brasil) e a Estratégia de Governo Digital (EGD).
Publicado originalmente pela Agência Gov em 27/06/2024 – 17h30
Por: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!