Menu

Datafolha confirma favoritismo da direita na disputa em Fortaleza

A primeira pesquisa Datafolha para a eleição municipal em Fortaleza, divulgada nesta quinta-feira, 27, mostra Capitão Wagner (União Brasil) na liderança com 33% das intenções de voto. José Sarto (PDT) aparece em segundo lugar com 16%, seguido por André Fernandes (PL) com 12%. Evandro Leitão (PT) tem 9% e Célio Studart (PSD) 8%. A pesquisa, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A primeira pesquisa Datafolha para a eleição municipal em Fortaleza, divulgada nesta quinta-feira, 27, mostra Capitão Wagner (União Brasil) na liderança com 33% das intenções de voto.

José Sarto (PDT) aparece em segundo lugar com 16%, seguido por André Fernandes (PL) com 12%. Evandro Leitão (PT) tem 9% e Célio Studart (PSD) 8%.

A pesquisa, que ouviu 644 eleitores de Fortaleza entre 24 e 26 de junho, foi encomendada pelo Grupo de Comunicação O POVO e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-01909/2024.

A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com uma taxa de confiança de 95%.

Situação dos pré-candidatos

Eduardo Girão (Novo) aparece com 5% das intenções de voto. Haroldo Neto (UP) e Técio Nunes (Psol) foram citados, mas não pontuaram. Votos brancos ou nulos somam 12%, e 4% dos entrevistados disseram não saber em quem votar.

Considerando a margem de erro, Sarto, Fernandes, Leitão e Studart estão tecnicamente empatados. O pré-candidato Zé Batista (PSTU) não foi incluído nesta pesquisa pois sua pré-candidatura foi anunciada quando a pesquisa já estava em andamento.

Cenário sem Célio Studart

Em um segundo cenário avaliado pelo Datafolha, sem a presença de Célio Studart (PSD), Capitão Wagner lidera com 32% das intenções de voto.

José Sarto aparece com 19% e André Fernandes com 14%, configurando um empate técnico entre Sarto e Fernandes. Evandro Leitão e Eduardo Girão obtêm, respectivamente, 8% e 7%, também em situação de empate técnico.

Técio Nunes e Haroldo Neto obtêm 1% cada. Votos brancos ou nulos somam 14% e 4% dos eleitores dizem não saber em quem votar.

Pesquisa Espontânea

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores não recebem uma lista de candidatos, André Fernandes, Capitão Wagner e José Sarto são mencionados por 6% dos entrevistados cada um.

Evandro Leitão é mencionado por 3% e 2% dizem votar no PT ou em seu candidato. Eduardo Girão e Célio Studart foram citados, mas não alcançaram 1%.

Outros nomes somam 6%, 64% dos entrevistados não sabem em quem votar, 8% declaram voto branco, nulo ou nenhum, e 1% afirma que não vota.

Detalhes da Pesquisa

Capitão Wagner (União Brasil): 33%
José Sarto (PDT): 16%
André Fernandes (PL): 12%
Evandro Leitão (PT): 9%
Célio Studart (PSD): 8%
Eduardo Girão (Novo): 5%
Haroldo Neto (UP): Não pontuou
Técio Nunes (Psol): Não pontuou
Branco/nulo: 12%
Não sabe: 4%

Cenário 2 sem Célio Studart

Capitão Wagner (União Brasil): 32%
José Sarto (PDT): 19%
André Fernandes (PL): 14%
Evandro Leitão (PT): 8%
Eduardo Girão (Novo): 7%
Técio Nunes (Psol): 1%
Haroldo Neto (UP): 1%
Branco/nulo: 14%
Não sabe: 4%

Pesquisa Espontânea

André Fernandes (PL): 6%
Capitão Wagner (União Brasil): 6%
José Sarto (PDT): 6%
Evandro Leitão (PT): 3%
No PT/candidato do PT: 2%
Não sabe: 64%
Outras respostas: 6%
Branco/nulo/nenhum: 8%
Não vota: 1%

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes