Lula cobra desculpas de Milei

Foto: Reprodução/Uol

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quarta-feira (26) que o presidente da Argentina, Javier Milei, peça desculpas ao Brasil e a ele por ter feito declarações inadequadas.

Lula não especificou quais foram as falas de Milei que motivaram a cobrança, mas fez a declaração ao ser questionado sobre os esforços para repatriar cerca de 180 foragidos envolvidos nos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

“Nós estamos tratando da forma mais diplomática possível. Eu não conversei com o presidente da Argentina porque eu acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim. Falou muita bobagem”, disse em entrevista ao Uol.

“Não é um presidente da República que vai criar uma cizânia entre o Brasil e a Argentina. O povo argentino e o povo brasileiro são maiores do que os presidentes. Eles querem viver bem, viver em paz. Se o presidente da República da Argentina governar a Argentina, já está de bom tamanho. Não tenta governar o mundo”, seguiu Lula.

Em relação aos foragidos, Lula expressou a esperança de que eles sejam devolvidos ao Brasil ou presos nos países onde se encontram.

“Alguns já foram condenados. Meu ministro Lewandowski (Justiça), Andrei (Rodrigues, diretor-geral) da Polícia Federal e Mauro Vieira do Itamaraty estão discutindo para que, se não puderem ser extraditados, sejam presos lá mesmo, na Argentina. Se não, que venham para cá,” afirmou Lula.

Javier Milei, um economista de perfil “ultraliberal”, assumiu a presidência da Argentina em janeiro deste ano. Lula não compareceu à posse de Milei e ainda não se reuniu pessoalmente com o presidente do país vizinho, principal parceiro comercial do Brasil.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.