Guerra tecnológica: Huawei vê HarmonyOS acabando com o domínio do Android e iOS

A adoção do HarmonyOS no continente acelerou devido ao rápido crescimento nas remessas de smartphones da Huawei Technologies. Foto: Shutterstock

Na sexta-feira, a Huawei lançou para desenvolvedores uma versão beta do HarmonyOS Next, que encerrará o suporte para aplicativos Android.

A Huawei Technologies espera que o HarmonyOS quebre a dominância dos sistemas operacionais móveis ocidentais na China continental após sua próxima versão encerrar o suporte para aplicativos Android.

Essa iteração, chamada HarmonyOS Next, será um sistema operacional “originado na China, independente e controlável”, disse Richard Yu Chengdong, presidente do grupo de negócios de consumo da Huawei, na conferência de desenvolvedores da empresa na sexta-feira.

Na conferência, a empresa de Shenzhen lançou uma versão beta do HarmonyOS Next para desenvolvedores, com uma atualização beta para consumidores esperada em agosto.

A atualização da plataforma móvel será lançada oficialmente para uso comercial na próxima série de smartphones 5G flagship da Huawei, o Mate 70, no quarto trimestre deste ano, disse Yu na conferência.

Richard Yu Chengdong, presidente do grupo de negócios de consumo da Huawei Technologies, fala na conferência anual de desenvolvedores da empresa em Shenzhen, em 21 de junho de 2024. Foto: Weibo.

As últimas declarações da Huawei mostram que a empresa está tentando fortalecer a presença do HarmonyOS no país, após superar o iOS da Apple como o segundo maior sistema operacional móvel na China continental no primeiro trimestre.

Yu disse que com o HarmonyOS, a Huawei levou apenas 10 anos para alcançar o que suas contrapartes ocidentais demoraram 30 anos para construir em um novo sistema operacional.

A Huawei também afirmou que o HarmonyOS superou o kernel Linux, a base da plataforma móvel Android, com uma melhoria de desempenho de 10%.

O HarmonyOS foi lançado como uma alternativa ao Android em agosto de 2019, três meses após o governo dos EUA adicionar a Huawei à sua Lista de Entidades. Sob essa lista de restrições comerciais, a Huawei está impedida de comprar software, chips e outras tecnologias de origem americana de fornecedores sem a aprovação de Washington.

Richard Yu Chengdong, presidente do grupo de negócios de consumo da Huawei Technologies, apresenta as diversas aplicações do HarmonyOS na conferência anual de desenvolvedores da empresa em Shenzhen, em 21 de junho de 2024. Foto: Weibo

Atualmente, existem mais de 900 milhões de dispositivos que operam no HarmonyOS, com mais de 2,5 milhões de desenvolvedores criando aplicativos para a plataforma, disse Yu na sexta-feira.

A adoção do HarmonyOS acelerou devido ao rápido crescimento nas remessas de smartphones da Huawei. A série Pura 70, a mais recente linha de smartphones de ponta da empresa lançada no final de abril, viu suas remessas crescerem 68% no final de maio, em comparação com a série P anterior no mesmo período do ano passado, de acordo com Yu.

As remessas da linha principal Pura 70 e da série Mate 60 da Huawei, lançada no ano passado, cresceram 72% nos primeiros cinco meses do ano, disse Yu.

A Huawei ficou em quarto lugar no mercado de smartphones da China no primeiro trimestre, com uma participação de 15,5% e um crescimento nas vendas de quase 70%, de acordo com um relatório da Counterpoint Research.

A empresa fez da construção do ecossistema de aplicativos do HarmonyOS “uma tarefa crucial para a Huawei em 2024”, disse o presidente rotativo da empresa, Eric Xu Zhijun, em abril.

A Huawei fez parcerias com várias grandes empresas na China continental para desenvolver aplicativos baseados no HarmonyOS. Estas incluem Alibaba Group Holding, Meituan, Ant Group, JD.com e McDonald’s China.

Via South China Morning Post.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.