Na sexta-feira, a Huawei lançou para desenvolvedores uma versão beta do HarmonyOS Next, que encerrará o suporte para aplicativos Android.
A Huawei Technologies espera que o HarmonyOS quebre a dominância dos sistemas operacionais móveis ocidentais na China continental após sua próxima versão encerrar o suporte para aplicativos Android.
Essa iteração, chamada HarmonyOS Next, será um sistema operacional “originado na China, independente e controlável”, disse Richard Yu Chengdong, presidente do grupo de negócios de consumo da Huawei, na conferência de desenvolvedores da empresa na sexta-feira.
Na conferência, a empresa de Shenzhen lançou uma versão beta do HarmonyOS Next para desenvolvedores, com uma atualização beta para consumidores esperada em agosto.
A atualização da plataforma móvel será lançada oficialmente para uso comercial na próxima série de smartphones 5G flagship da Huawei, o Mate 70, no quarto trimestre deste ano, disse Yu na conferência.
As últimas declarações da Huawei mostram que a empresa está tentando fortalecer a presença do HarmonyOS no país, após superar o iOS da Apple como o segundo maior sistema operacional móvel na China continental no primeiro trimestre.
Yu disse que com o HarmonyOS, a Huawei levou apenas 10 anos para alcançar o que suas contrapartes ocidentais demoraram 30 anos para construir em um novo sistema operacional.
A Huawei também afirmou que o HarmonyOS superou o kernel Linux, a base da plataforma móvel Android, com uma melhoria de desempenho de 10%.
O HarmonyOS foi lançado como uma alternativa ao Android em agosto de 2019, três meses após o governo dos EUA adicionar a Huawei à sua Lista de Entidades. Sob essa lista de restrições comerciais, a Huawei está impedida de comprar software, chips e outras tecnologias de origem americana de fornecedores sem a aprovação de Washington.
Atualmente, existem mais de 900 milhões de dispositivos que operam no HarmonyOS, com mais de 2,5 milhões de desenvolvedores criando aplicativos para a plataforma, disse Yu na sexta-feira.
A adoção do HarmonyOS acelerou devido ao rápido crescimento nas remessas de smartphones da Huawei. A série Pura 70, a mais recente linha de smartphones de ponta da empresa lançada no final de abril, viu suas remessas crescerem 68% no final de maio, em comparação com a série P anterior no mesmo período do ano passado, de acordo com Yu.
As remessas da linha principal Pura 70 e da série Mate 60 da Huawei, lançada no ano passado, cresceram 72% nos primeiros cinco meses do ano, disse Yu.
A Huawei ficou em quarto lugar no mercado de smartphones da China no primeiro trimestre, com uma participação de 15,5% e um crescimento nas vendas de quase 70%, de acordo com um relatório da Counterpoint Research.
A empresa fez da construção do ecossistema de aplicativos do HarmonyOS “uma tarefa crucial para a Huawei em 2024”, disse o presidente rotativo da empresa, Eric Xu Zhijun, em abril.
A Huawei fez parcerias com várias grandes empresas na China continental para desenvolver aplicativos baseados no HarmonyOS. Estas incluem Alibaba Group Holding, Meituan, Ant Group, JD.com e McDonald’s China.