Menu

Cientistas russos descobrem como utilizar bactérias para limpar poços de petróleo

Cientistas da Universidade Estadual de Novosibirsk e do Centro Científico de Virologia e Biotecnologia Vector da Rospotrebnadzor desenvolveram e patentearam uma tecnologia inovadora para limpar poços de petróleo utilizando bactérias, segundo informa a universidade. O método, criado em parceria com o Centro Federal de Pesquisa ‘Vector’, visa eliminar depósitos de asfalto, resina e parafina que […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Cientistas da Universidade Estadual de Novosibirsk e do Centro Científico de Virologia e Biotecnologia Vector da Rospotrebnadzor desenvolveram e patentearam uma tecnologia inovadora para limpar poços de petróleo utilizando bactérias, segundo informa a universidade.

O método, criado em parceria com o Centro Federal de Pesquisa ‘Vector’, visa eliminar depósitos de asfalto, resina e parafina que se acumulam durante a operação dos poços.

O processo envolve o uso de microorganismos isolados de solos contaminados pelas regiões produtoras de petróleo de Khanty-Mansi e Yamalo-Nenets, na Sibéria.

Essas cepas foram selecionadas por sua alta capacidade de degradação do petróleo e rápida taxa de crescimento.

A aplicação da tecnologia se dá através da injeção de um concentrado contendo estas bactérias diretamente nos poços de petróleo.

Andrei Savchenko, vice-diretor do Centro de Transferência de Tecnologia e Comercialização, destacou que o método não requer a paralisação dos poços, evitando processos de manutenção prolongados e custosos.

O centro também desenvolveu um procedimento para oxigenar o poço, aumentando a eficácia do método.

Discussões estão em andamento para iniciar testes de campo em poços de empresas de exploração de petróleo russas.

A equipe de desenvolvimento está otimista quanto ao potencial de mercado da tecnologia, destacando sua eficiência superior em comparação com métodos estrangeiros que utilizam micro-organismos sem os benefícios adicionais do uso de ar.

Com informações da Sputnik

Crédito/Foto: AP Photo / Misha Japaridze

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes