Guerra fria 2024: EUA tenta banir drones chineses do país

Projeto de lei para banir drones DJI passa na Câmara dos EUA.
‘Countering CCP Drones Act’ banirá todas as vendas de DJI nos EUA se aprovado no Senado.

Mais uma grande empresa chinesa corre o risco de ser banida pelo Congresso dos EUA.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na sexta-feira uma proibição sobre a venda futura de drones DJI nos EUA, tornando a proibição dos drones DJI mais provável do que não. O “Countering CCP Drones Act” faz parte da Lei de Autorização de Defesa Nacional dos Estados Unidos de 2025 (FY25 NDAA), uma peça importante de legislação anual que aloca gastos com defesa para o próximo ano.

A fabricante de drones DJI é sediada na China e controla mais de 70% do mercado mundial de drones, uma combinação que preocupa os legisladores dos EUA. Conforme relatado pela primeira vez em abril, 6% das ações da DJI estão nas mãos de empresas estatais chinesas, o que levou a temores de backdoors do governo chinês, riscos à segurança nacional e outras preocupações com a vigilância chinesa usando os drones da empresa. E, claro, há a preocupação mais real para os legisladores dos EUA de que o sucesso da DJI continue a fortalecer a economia chinesa.

Elise Stefanik, a representante republicana de Nova York que patrocina a legislação anti-DJI, disse sobre os drones: “A DJI apresenta um risco inaceitável à segurança nacional, e já é hora de drones fabricados pela China comunista serem removidos da América.” Claro, esse risco inaceitável não parece ter afetado o complexo militar e policial dos EUA, que geralmente favorece o uso dos drones na aplicação da lei. Os produtos da DJI também foram usados na guerra da Rússia contra a Ucrânia, um caso de uso que os legisladores dos EUA temem, embora a DJI tenha denunciado todo uso militar de seus drones.

O Countering CCP Drones Act, juntamente com uma série de outras leis de estimação e tópicos de guerra cultural, está enterrado nos meandros da Lei de Autorização de Defesa Nacional deste ano. A NDAA deve ser aprovada todos os anos, embora algum teatro político possa atrasar sua aprovação, e ambas as casas do Congresso dos Estados Unidos (a Câmara dos Representantes e o Senado) avançaram o projeto de lei de gastos em suas fases iniciais. A Câmara aprovou totalmente o projeto de lei, incluindo o Countering CCP Drones Act, e agora aguardamos que o Senado aprove sua versão, para que os dois possam ser combinados e assinados em lei pelo Presidente Biden.

O estado atual da legislação não proibiria o uso de drones DJI já comprados nos Estados Unidos, apenas a venda de produtos DJI nos EUA. Fazer isso eliminaria os drones mais populares e de ponta usados nos Estados Unidos. O projeto de lei, embora popular no Congresso, ainda tem uma chance de ser interrompido. Residentes dos EUA preocupados que discordam do projeto de lei devem entrar em contato com seus senadores dos EUA e pedir que o Countering CCP Drones Act seja retirado da NDAA.

Embora não seja um ataque tão direto à China quanto algumas ações associadas à guerra comercial entre os EUA e a China sobre semicondutores, a proibição da DJI seguiria uma tradição de tarifas e proibições contra empresas chinesas bem-sucedidas nos EUA. A maioria das proibições afeta as empresas e entidades mais comercialmente bem-sucedidas de operação nos EUA, embora os legisladores aleguem que o objetivo é a segurança em vez de um conflito comercial. O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, recentemente argumentou: “O que estamos focados é apenas na tecnologia mais sensível que poderia representar uma ameaça à nossa segurança. Não estamos focados em cortar o comércio, ou para aquele assunto, conter ou impedir a China.”

Por Dallin Grimm, publicado em 16 de junho de 2024.

Comentários de Arnaud Bertrand, analista geopolítico francês:

“É louco, os EUA estão passando um projeto de lei chamado “Countering CCP Drones Act” que proibiria os drones DJI nos EUA.

Verifiquei, a DJI tem 90% de participação de mercado no mercado de hobby dos EUA, 70% de participação de mercado no mercado industrial e mais de 80% de participação de mercado no mercado de primeiros socorros. E o principal concorrente deles é a Autel Robotics, que… também é uma empresa chinesa 😅

Está claro agora que os EUA estão sistematicamente banindo toda a tecnologia chinesa de seu território: Huawei, TikTok, EVs, painéis solares, DJI, etc.

Sua esperança é, sem dúvida, que isso vá enfraquecer a China, mas o resultado real nos EUA será: sem 5G real, redes sociais desatualizadas, EVs de segunda categoria, painéis solares ineficientes e caros, e sem drones… E tenho certeza de que continuarão adicionando a essa lista sempre crescente. Quando sua paranoia em torno da “segurança nacional” ironicamente leva a uma situação em que você lentamente fica para trás de seu concorrente…”

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.