A pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada nesta terça-feira (18), indica que a avaliação do governo do presidente Lula (PT) permanece estável. Conforme os dados, 36% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 31% classificam a administração como ruim ou péssima, e outros 31% avaliam o governo como regular.
Comparando com outros presidentes após 16 meses de mandato: Fernando Collor tinha 18% de aprovação, Itamar Franco 15%, Fernando Henrique Cardoso 30% no primeiro mandato e 19% no segundo, Lula 35% no primeiro e 69% no segundo, Dilma 62% no primeiro e 10% no segundo, Temer 5%, e Bolsonaro 32%.
Assim, no terceiro mandato de Lula, sua aprovação é maior que a de Collor, Itamar, FHC em ambos os mandatos, Lula no primeiro mandato, Temer e Bolsonaro. Apenas Lula no segundo mandato e Dilma no primeiro mandato tiveram aprovações mais altas.
Mesmo com uma margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa sugere estabilidade geral, com uma leve melhora na avaliação de Lula em relação à pesquisa anterior, onde havia um empate técnico entre ótimo/bom e ruim/péssimo.
A tendência de queda na avaliação de Lula, observada desde o final do ano passado, foi revertida nesta pesquisa, que marca um ano e seis meses de seu terceiro mandato no Palácio do Planalto.
A pesquisa foi realizada presencialmente, entrevistando 2.008 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 4 e 13 de junho.