O Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) da China informou nesta segunda-feira que a economia do país continuou sua recuperação em maio, impulsionada por uma demanda crescente.
A produção industrial de valor agregado, que mede a atividade nos setores manufatureiro, de mineração e de serviços públicos, cresceu 5,6% em maio em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em abril, o crescimento havia sido de 6,7%.
As vendas no varejo, indicador chave dos gastos do consumidor, aumentaram 3,7% em termos anuais em maio, superando o aumento de 2,3% registrado em abril.
O investimento em ativos fixos, que inclui despesas em infraestrutura, imóveis, maquinário e equipamentos, cresceu 4% no período de janeiro a maio, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No período de janeiro a abril, o crescimento foi de 4,2%.
A taxa de desemprego urbano manteve-se estável em 5% em maio, mesma taxa observada em abril, conforme dados do DNE.
O DNE afirmou que a economia chinesa apresentou crescimento constante em maio, com melhorias nos principais indicadores e novos motores de crescimento ganhando impulso. Entretanto, a entidade alertou para as pressões provenientes da falta de demanda interna efetiva e de um ambiente externo mais complicado.
O departamento apelou por novas medidas para melhor implementar as macropolíticas existentes, promover novas forças produtivas de qualidade e consolidar a tendência de recuperação econômica.
Com informações do China Daily
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!