Menu

China inaugura trem bala de Hong Kong ao continente

Trens noturnos de alta velocidade entre o continente chinês e Hong Kong: mais intercâmbios interpessoais esperados. Às vésperas do 27º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria em 1º de julho, a cidade está prestes a inaugurar um novo vínculo crucial com o continente chinês, lançando serviços de trem de alta velocidade para Pequim […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Estação West Kowloon em Hong Kong. Foto: CCTV

Trens noturnos de alta velocidade entre o continente chinês e Hong Kong: mais intercâmbios interpessoais esperados.

Às vésperas do 27º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria em 1º de julho, a cidade está prestes a inaugurar um novo vínculo crucial com o continente chinês, lançando serviços de trem de alta velocidade para Pequim e Xangai.

A partir de sábado, novos serviços de trens noturnos com leitos entre Hong Kong, Pequim e Xangai serão operados de sextas a segundas-feiras, facilitando as trocas comerciais e turísticas entre as cidades do continente chinês e Hong Kong.

“Vamos pegar o trem noturno que parte por volta das 18h30 de hoje de Hong Kong e chegar a Pequim às 7h da manhã de amanhã”, disse Timothy Chui Ting-pong, diretor do Conselho da Indústria de Viagens de Hong Kong, ao Global Times no sábado. Ele está entre o primeiro grupo de viajantes de Hong Kong a experimentar o trem.

Através da nova experiência de serviço, os residentes de Hong Kong e os turistas poderão apreciar plenamente a vasta e superior rede de trens de alta velocidade do continente, disse Chui, acrescentando que o setor de turismo da cidade se beneficiará dos serviços noturnos de alta velocidade, pois se espera um aumento de visitantes do continente para Hong Kong, especialmente durante as férias de verão.

Enquanto isso, as autoridades de Hong Kong revelaram novas políticas para facilitar as trocas comerciais e interpessoais entre o continente chinês, Hong Kong e Macau.

O Departamento de Inovação, Tecnologia e Indústria de Hong Kong anunciou na sexta-feira a instalação de quiosques de autoatendimento transfronteiriços em dois locais em Shenzhen. Os quiosques de autoatendimento ajudarão os residentes e empresas das cidades do continente na área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau a acessar serviços públicos de Hong Kong sem a necessidade de viajar para Hong Kong pessoalmente.

Os quiosques de autoatendimento fornecerão mais de 60 serviços públicos, incluindo tributação, registro de empresas, saúde, liberação de imigração, bem como serviços relacionados à cultura e turismo.

Em 4 de junho, a China Railway anunciou que os serviços de trem diretos para as duas cidades do continente serão atualizados para serviços de alta velocidade. O anúncio coincidiu com o lançamento de uma nova campanha de hospitalidade destinada a “promover conjuntamente a hospitalidade e reforçar a marca de Hong Kong como o melhor destino turístico”, de acordo com um comunicado do governo.

O novo serviço de trem com leitos atenderá ainda mais as necessidades de viajantes de lazer e negócios para viagens transfronteiriças, facilitará as trocas bidirecionais entre pessoas de ambas as regiões e ajudará a indústria a desenvolver mais produtos relacionados aos trens de alta velocidade, além de desenvolver mercados turísticos como fontes de clientes um para o outro, disseram especialistas do setor.

O chefe do executivo de Hong Kong, John Lee Ka-chiu, saudou os novos serviços de trem, descrevendo-os como “eficientes, convenientes e seguros”. Ele disse em um comunicado divulgado em 4 de junho que eles economizariam tempo e custos de hotel para os viajantes.

Os novos serviços também têm “significado significativo na promoção das trocas interpessoais, comerciais e na integração entre Hong Kong e o continente”, acrescentou Lee.

O tempo de viagem entre Pequim e Hong Kong será reduzido de 24 horas e 31 minutos para apenas 12 horas e 34 minutos, e levará apenas 11 horas e 14 minutos para viajar de Xangai a Hong Kong, em comparação com as 19 horas e 34 minutos anteriores.

Dois conjuntos de trens noturnos de alta velocidade com leitos – D909/910 partindo da Estação Ferroviária de Pequim Oeste para a Estação de Kowloon Oeste em Hong Kong e os trens D907/908 partindo da Estação Ferroviária de Xangai Hongqiao para a Estação de Kowloon Oeste – começarão a operar, substituindo os trens expressos anteriores, confirmou a China Railway em uma postagem no WeChat em 5 de junho.

Esses trens oferecem instalações mais avançadas e maior capacidade, com mais de 600 assentos disponíveis em cada trem. Ambos os trens partem à noite e chegam pela manhã, proporcionando uma opção de viagem conveniente e confortável para os passageiros.

O serviço D910 para Pequim e seu retorno, o serviço D909, estrearam no sábado. Os bilhetes para leitos no andar superior foram precificados em HK$1.031 (US$132), bilhetes para leitos no andar inferior em HK$1.163 e bilhetes para assentos comuns em HK$937.

Os serviços de trem atualizados estão sendo amplamente bem recebidos pela indústria do turismo de Hong Kong, que está fazendo preparativos concretos para receber mais visitantes do continente.

O legislador de turismo de Hong Kong, Perry Yiu Pak-leung, acredita que o trem de alta velocidade será particularmente atraente para famílias e viajantes idosos, oferecendo conforto e pontualidade que podem atrair aqueles que preferem viajar de trem a voar, informou o chinanews.com no sábado.

“Esta nova opção de viagem deve atrair mais visitantes para Hong Kong, com mais resultados positivos provavelmente aparecendo durante as próximas férias de verão”, disse o legislador de Hong Kong.

Zhang Weilan, 15 de junho de 2024, para o Global Times.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes