Militares russos desenvolveram a lancha kamikaze Murena-300s, capaz de transportar até 350 quilos de explosivos. Um oficial de forças especiais, conhecido pelo codinome Buran e líder do projeto, compartilhou detalhes com o portal RTVI sobre o drone marítimo.
A versão básica da lancha não tripulada possui um alcance de 250 quilômetros, que pode ser expandido com a instalação de tanques de combustível adicionais. Atualmente, o drone pode carregar 250 kg, com perspectivas futuras de aumentar a carga para 350 kg de equivalente em TNT.
O equipamento inclui terminais de satélite e um sistema de navegação inercial. O projeto já foi aprovado por Sergei Shoigu, ex-ministro da Defesa da Rússia. Os desenvolvedores aguardam agora o apoio de Andrei Belousov, atual ministro.
Paralelamente, foi divulgado que o obuseiro autopropulsado Malva, produzido por uma empresa do consórcio de defesa Rostec, concluiu os testes oficiais e teve seu primeiro uso de combate em Carcóvia durante a operação militar especial.
Com informações da Sputnik