A Apple vai aprimorar seu assistente de voz Siri e sistemas operacionais com o ChatGPT da OpenAI, em uma tentativa de recuperar terreno na corrida pela inteligência artificial.
O fabricante do iPhone anunciou a reformulação do Siri juntamente com uma série de outros novos recursos durante seu evento anual para desenvolvedores na segunda-feira. Isso faz parte de um novo sistema de IA personalizado – chamado “Apple Intelligence” – que visa oferecer aos usuários uma maneira mais fácil de navegar pelos dispositivos Apple.
Atualizações nos sistemas operacionais do iPhone e Mac permitirão o acesso ao ChatGPT através de uma parceria com a desenvolvedora OpenAI. O ChatGPT também poderá ser usado para aprimorar outras ferramentas, incluindo geração de texto e conteúdo. A versão de teste estará disponível no outono.
Tim Cook, CEO da Apple, disse que a mudança levaria os produtos da sua empresa “a novos patamares” ao abrir a Worldwide Developers Conference na sede da gigante da tecnologia em Cupertino, Califórnia.
No entanto, houve uma reação fria do mercado – o preço das ações da Apple caiu 1,91% na segunda-feira, dia do anúncio.
O que é IA e como ela funciona?
A parceria também não foi bem recebida por Elon Musk, proprietário da Tesla e do Twitter/X, que ameaçou banir os iPhones de suas empresas devido à “segurança de dados”. “A Apple não tem ideia do que realmente está acontecendo uma vez que entregam seus dados para a OpenAI”, disse Musk no X. “Eles estão vendendo você.”
A Apple não respondeu às suas alegações.
O fabricante de smartphones Samsung também zombou do anúncio de seu rival. “Adicionar ‘Apple’ não torna isso novo ou inovador. Bem-vindo à IA”, publicou no X. Não é a primeira vez que a empresa sul-coreana busca minar seu concorrente.
No entanto, a maior preocupação para a Apple será se suas novas ferramentas de IA a ajudarão a alcançar empresas rivais que foram mais rápidas em adotar a tecnologia.
A Apple foi ultrapassada pela Microsoft como a empresa mais valiosa do mundo em janeiro e foi superada novamente pelo fabricante de chips Nvidia no início de junho.
O que é ‘Apple Intelligence’?
Ben Wood, analista-chefe da empresa de pesquisa CCS Insight, disse que, embora o novo sistema de IA pessoal da Apple “deva ajudar a acalmar investidores nervosos”, sua integração com o ChatGPT pode revelar e criar problemas mais profundos para a empresa.
“Apple Intelligence” não é um produto nem um aplicativo por si só. Ele fará parte de todos os aplicativos e produtos da Apple que os clientes usam – seja um assistente de redação refinando seus rascunhos de mensagens ou sua agenda sendo capaz de mostrar a melhor rota para chegar ao seu próximo compromisso.
Nesse sentido, é semelhante ao assistente de IA Copilot da Microsoft – mas você não precisará pagar a mais para ativá-lo.
Siri, o assistente de voz que a Apple adquiriu em 2010, foi renovado com uma nova interface e abordagem mais interativa para ajudar os usuários a navegar por seus dispositivos e aplicativos de forma mais integrada.
“Pode-se argumentar que isso é a Apple admitindo suas limitações, uma vez que o ChatGPT será ativado em um ponto onde o Siri não consegue mais ajudar o usuário”, disse Wood à BBC.
A Apple fez questão de enfatizar a segurança do Apple Intelligence durante o discurso de abertura na segunda-feira. Parte do processamento será realizado no próprio dispositivo, enquanto ações maiores, que exigem mais potência, serão enviadas para a nuvem – mas nenhum dado será armazenado lá, afirmou a empresa.
Isso é vital para os clientes que pagam preços premium pelas promessas de privacidade da Apple.
O sistema “coloca modelos generativos poderosos no núcleo do seu iPhone, iPad e Mac,” disse Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple. “Ele utiliza seu contexto pessoal para fornecer a inteligência mais útil e relevante para você, e protege sua privacidade em cada etapa.”
O que significa o acordo entre OpenAI e Apple?
A decisão da Apple de integrar a tecnologia ChatGPT da OpenAI era amplamente esperada, mas é um movimento incomum para uma empresa que guarda tão de perto seus próprios produtos.
Recentemente, Google e Microsoft enfrentaram escrutínio devido a erros cometidos por seus produtos de IA, com a gigante das buscas voltando atrás em um novo recurso em maio após suas respostas errôneas se tornarem virais.
Por anos, a Apple também se recusou a permitir que seus clientes baixassem aplicativos fora da App Store sob o argumento de que poderiam não ser seguros, e não permitia nenhum navegador da web além do seu próprio Safari pelo mesmo motivo. Isso só mudou quando foi forçada pela legislação da UE.
É um reconhecimento de que nem mesmo a Apple pode competir com o ChatGPT agora? Se for assim, isso nos diz muito sobre o poder atual da supergigante da IA, a OpenAI. A empresa afirmou que integraria outros produtos no futuro, mas não nomeou nenhum.
A Apple anunciou que seu headset de realidade mista, o Vision Pro, será lançado no Reino Unido em 12 de julho. Ele está disponível nos EUA desde fevereiro.
Outros novos recursos anunciados na segunda-feira incluem:
- envio de mensagens de texto via satélite
- agendamento de mensagens para envio em um momento posterior
- uso de gestos com a cabeça (acenar para sim ou balançar a cabeça para não) para controlar o AirPods Pro
- um aplicativo dedicado para senhas acessível em todos os dispositivos
- a capacidade de ocultar certos aplicativos ou bloqueá-los com Face ID ou códigos de acesso.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!