O presidente sérvio Aleksandar Vucic elogiou uma empresa chinesa que está trabalhando em uma linha de trem de alta velocidade conectando Belgrado a Budapeste, na Hungria, como “um milagre” durante a inauguração de um novo trem de alta velocidade na capital sérvia na sexta-feira.
A rede ferroviária faz parte da Iniciativa Belt and Road da China na Europa, um grande esquema anunciado pelo governo chinês em 2013, que visa desenvolver infraestrutura em grandes partes da Ásia, leste da África e Europa Oriental, em uma tentativa de aumentar dramaticamente a influência de Pequim.
A China tem se esforçado para fortalecer os laços com a Sérvia e a Hungria, e os dois países foram visitados, juntamente com a França, pelo presidente Xi Jinping durante sua visita à Europa em maio. Tanto a Sérvia quanto a Hungria mantêm relações calorosas com a Rússia, principal aliada da China, embora a última também seja membro da OTAN e da União Europeia.
Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, o trem revelado na sexta-feira na estação de trem de Zemun pode viajar a até 200 quilômetros por hora e possui 250 assentos.
Vucic anunciou no evento que a Sérvia encomendou cinco desses trens da China Railway Rolling Stock Corporation, que serão usados ao longo da ferrovia Belgrado-Budapeste, atualmente em construção.
Ele comentou: “O último deve chegar, de acordo com o contrato, em 31 de dezembro de 2025. Realizaremos testes para a linha Belgrado-Subotica já em setembro, e o mais tardar em 1º de dezembro. Se terminarmos a linha até lá, e vamos terminar, vocês viajarão neste trem Belgrado-Subotica.”
Referindo-se à empresa de engenharia que está trabalhando na linha ferroviária, Vucic acrescentou: “Quero especialmente agradecer à China Communications Construction Company (CCCC), que é provavelmente a melhor empresa que já fez algo na Sérvia. Essa empresa é um milagre e é incrível como essas pessoas trabalham.”
Os construtores chineses já completaram uma linha ferroviária entre Belgrado e Novi Sad, a segunda maior cidade da Sérvia, e o plano é estendê-la até Subotica, perto da fronteira húngara, até dezembro. Uma vez concluída, a ferrovia Belgrado-Budapeste, na qual várias empresas chinesas estão envolvidas na construção, terá 217 milhas de extensão.
Vucic também expressou esperança de que a Sérvia acabará construindo seus próprios trens, comentando: “Importamos os trens da melhor qualidade e os mais bonitos. Espero que os construamos em breve. Isso seria muito importante para o crescimento da Sérvia.”
De acordo com a Statista, em 2021 a rede ferroviária de alta velocidade da China se estendia por 25.000 milhas e, em 2019, 2,3 bilhões de viagens individuais foram realizadas em suas linhas, representando aproximadamente 63% de todo o transporte ferroviário de passageiros na China.
Publicado em 8 de junho de 2024, na Newsweek.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!