A Rússia anuncia a intenção de realizar exercícios militares na região do Caribe durante o verão, incluindo o envio de navios de combate e aeronaves.
A informação foi divulgada por uma autoridade do alto escalão do governo dos Estados Unidos na quarta-feira, 5 de junho, segundo a Reuters.
A Marinha dos EUA está monitorando os movimentos dos navios russos, que deverão fazer paradas em Cuba e na Venezuela nas próximas semanas.
“Como parte dos exercícios militares regulares da Rússia, prevemos que, neste verão, a Rússia realizará uma maior atividade naval e aérea perto dos Estados Unidos. Essas ações culminarão em um exercício naval russo global neste outono”, afirmou o funcionário americano.
Apesar das crescentes tensões, o governo do presidente Joe Biden não vê os exercícios como uma ameaça.
“Não estamos preocupados com as implantações da Rússia, que não representam uma ameaça direta aos Estados Unidos”, disse o funcionário. Ele lembrou que navios russos têm navegado ao Caribe anualmente desde 2013 até 2020.
Este novo anúncio de exercícios militares surge após declarações do presidente russo, Vladimir Putin, sobre a possibilidade de adotar “medidas assimétricas” em resposta à decisão de Biden de permitir que a Ucrânia use armas fornecidas pelos EUA contra alvos dentro do território russo.