CNI detecta forte crescimento da indústria nacional e prevê mais investimentos

Agência Brasil

Boas notícias para o setor: aumento da produção, emprego e intenção de investimento

Em abril de 2024, a atividade industrial demonstrou forte aquecimento. O emprego industrial apresentou estabilidade na passagem de março para abril, e tanto a produção industrial quanto a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registraram avanços. No período, a produção industrial registrou avanço, mesmo sendo um mês que usualmente apresenta queda. Esse aumento é parcialmente explicado pelo ajuste no nível de estoques, que está em patamar inferior ou de acordo com o planejado pelos empresários industriais há cinco meses consecutivos.

Em linha com o avanço da produção, houve uma expansão de 2 pontos percentuais na UCI, atingindo 70% em abril de 2024. Mesmo com o avanço na produção, o nível de estoques apresentou estabilidade e permanece ajustado conforme o planejado pelo setor. Nesse contexto, os indicadores de expectativas permanecem revelando otimismo por parte dos empresários industriais, embora os índices de expectativas de demanda, de compras de matérias-primas e de número de empregados na indústria tenham recuado moderadamente na passagem de abril para maio.

O índice de evolução da produção industrial atingiu 51,2 pontos, permanecendo acima dos 50 pontos pelo segundo mês consecutivo, indicando crescimento da produção nos últimos dois meses. Destaca-se que o movimento de alta na passagem de março para abril de 2024 não é comum para o período. O resultado atípico se deve ao crescimento da produção das grandes empresas e à estabilidade das médias. O índice de evolução do número de empregados atingiu 50,1 pontos em abril de 2024, sinalizando que o número de empregados na indústria se manteve praticamente estável. É o terceiro mês seguido que o índice fica acima da linha divisória dos 50 pontos, o que é atípico para o período.

A Utilização da Capacidade Instalada atingiu 70% em abril de 2024, após avançar 2 pontos percentuais em relação a março. O índice está 3 pontos percentuais acima da média dos meses de abril da série, indicando um patamar superior ao usual para o período.

O indicador de intenção de investimento ficou em 56,9 pontos em maio de 2024, praticamente inalterado na comparação com o índice de abril, permanecendo 5 pontos acima da média histórica da série.

Em maio de 2024, os indicadores de expectativas de demanda, de compras de matérias-primas e de número de empregados na indústria recuaram, mas todos os índices seguem acima de 50 pontos, revelando expectativas positivas.

Por fim, o índice de expectativa de quantidade exportada atingiu 52,6 pontos em maio, permanecendo praticamente estável em relação ao índice de abril. O avanço se deveu ao aumento observado no índice para pequenas indústrias.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.