O Ministro da Defesa Chinês, Dong Jun, reiterou no domingo a firme posição da China sobre a questão de Taiwan durante um discurso no Diálogo Shangri-La, alertando que qualquer um que se atreva a separar Taiwan da China estará se envolvendo em um ato de autodestruição.
Dong enfatizou que a questão de Taiwan está no cerne dos interesses centrais da China e que o princípio de uma só China há muito se tornou uma norma universalmente reconhecida nas relações internacionais.
“Mas o que estamos vendo agora é que as autoridades do Partido Progressista Democrático (DPP) em Taiwan estão buscando a ‘independência de Taiwan’ de maneira incremental, à medida que estão empenhados em desinizar Taiwan e romper os laços sociais, históricos e culturais através do Estreito de Taiwan. Essas declarações separatistas fanáticas revelaram sua traição à nação chinesa e aos seus ancestrais, e serão marcadas na coluna da vergonha na história”, disse Dong.
Ao mesmo tempo, algumas forças externas interferentes continuam esvaziando o princípio de uma só China com uma abordagem de “fatiamento de salame”, ao criarem projetos de lei relacionados a Taiwan e continuarem a vender armas para a ilha de Taiwan, engajando-se em contatos oficiais ilegais com a ilha, disse Dong, observando que, na verdade, o que estão fazendo é encorajar os separatistas da “independência de Taiwan” na tentativa de conter a China com a questão de Taiwan.
Essas intenções maliciosas estão arrastando Taiwan para uma situação perigosa, disse Dong.
Dong reiterou que o tratamento da questão de Taiwan pela China de acordo com a lei é inteiramente uma questão de assuntos internos da China, que não admite interferência estrangeira.
Embora a China continue comprometida com uma reunificação pacífica, essa perspectiva está sendo cada vez mais erodida pelas forças secessionistas da “independência de Taiwan” e pelas forças externas, já que o perigo de secessão nacional sempre existe, disse Dong.
O Exército de Libertação Popular da China (PLA) permanecerá uma força forte e avassaladora na defesa da unidade nacional, à medida que tomará ações oportunas, resolutas e poderosas para conter a “independência de Taiwan” e garantir que tal plano nunca tenha sucesso, disse o ministro da defesa.
Qualquer um que se atreva a separar Taiwan da China está se autodestruindo e destinado a ser esmagado, disse Dong.