Menu

Oficial do Kremlin ameaça guerra contra a OTAN se a Ucrânia usar armas dos EUA contra a Rússia

Um alto funcionário russo disse que o país poderia entrar em guerra com a OTAN depois que o presidente Biden permitiu que algumas armas dos EUA fossem usadas pela Ucrânia na Rússia. Um alto funcionário russo disse que poderia entrar em guerra com a OTAN se a Ucrânia atacar dentro da Rússia com armas dos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Equipes de resgate trabalham no local de uma residência atingida por um ataque de míssil russo em Kharkiv. Foto: Reuters

Um alto funcionário russo disse que o país poderia entrar em guerra com a OTAN depois que o presidente Biden permitiu que algumas armas dos EUA fossem usadas pela Ucrânia na Rússia.

Um alto funcionário russo disse que poderia entrar em guerra com a OTAN se a Ucrânia atacar dentro da Rússia com armas dos EUA.

Na quinta-feira, o presidente Joe Biden suspendeu parcialmente as restrições sobre como a Ucrânia pode usar os suprimentos militares enviados pelos EUA.

Em resposta, o alto funcionário de segurança russo, Dmitry Medvedev, emitiu uma série de advertências ao Ocidente.

” A Rússia considera que todas as armas de longo alcance usadas pela Ucrânia já são controladas diretamente por militares dos países da OTAN. Isto não é assistência militar, é participação numa guerra contra nós”, disse Medvedev.

“E tais ações podem muito bem tornar-se um casus belli [um ato que provoca uma guerra].”

Ele disse que seria um “erro fatal” da parte do Ocidente pensar que a Rússia não estava pronta para usar armas nucleares táticas contra a Ucrânia – e falou do potencial para atacar países hostis não identificados com armas nucleares estratégicas.

Dmitry Medvedev ameaçou a possibilidade de uma escalada nuclear do conflito com a Ucrânia. Foto: AP

“Isto, infelizmente, não é intimidação nem blefe”, disse Medvedev.

Ele disse que o conflito de Moscou com o Ocidente estava se desenvolvendo de acordo com o pior cenário possível e que “ninguém hoje pode descartar a transição do conflito para a sua fase final”.

As restrições parcialmente levantadas pelos EUA significam que a Ucrânia pode usar armas americanas para atacar dentro da Rússia, mas apenas em defesa de Kharkiv.

No entanto, as autoridades dos EUA sublinharam que a Ucrânia ainda não pode usar mísseis de longo alcance e outras munições norte-americanas para atacar ofensivamente o interior da Rússia.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy e outros, têm afirmado cada vez mais que as restrições dos EUA significam que as forças ucranianas não podem defender-se enquanto a Rússia intensifica os ataques em torno da região nordeste de Kharkiv.

Um grupo de reflexão apoiado por Putin também sugeriu na quinta-feira que a Rússia deveria considerar uma explosão nuclear “demonstrativa” para assustar a Ucrânia e impedi-la de usar armas ocidentais dentro do seu território.

Medvedev, o alto funcionário russo responsável pelas ameaças de sexta-feira, faz frequentemente ameaças terríveis à Ucrânia e ao Ocidente, invocando frequentemente as armas nucleares da Rússia.

Alguns comentadores dizem mesmo que as suas declarações selvagens poderiam ser concebidas para garantir que ele não seja visto como um estadista e, portanto, não seja considerado uma ameaça à autoridade de Putin.

Embora muitos não atribuam grande importância às suas ameaças, elas poderiam dar uma ideia do que o Kremlin está pensando, segundo diplomatas.

Via Sky News.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes