Foi lançada há alguns meses a linha de produção do Caça F-39 Gripen, produzido pela Embraer em parceria com a empresa sueca SAAB, em Gavião Peixoto, região de Araraquara, no interior de São Paulo (SP).
A linha de produção do F-39 Gripen no Brasil é um marco importante para a indústria brasileira, consolidando o país como o único produtor do caça fora da Suécia. Este lançamento fortalece os laços entre os dois países e representa uma parceria estratégica de longo prazo com a Força Aérea Brasileira, com a Embraer desempenhando um papel central nas atividades desde a assinatura do contrato.
A produção do F-39 Gripen traz um incremento no know-how tecnológico da indústria aeronáutica brasileira e da Força Aérea Brasileira. A aquisição dessa aeronave multimissão e o Programa de Transferência de Tecnologia destacam a excelência contínua na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira e concedem à indústria nacional um importante avanço tecnológico.
A Embraer, apesar de ser a terceira maior fabricante de aviões do mundo, ainda não tinha a capacidade plena de fabricar um avião supersônico, uma lacuna que agora está sendo superada. Pelo menos 15 dos 36 caças adquiridos pelo Brasil devem ser montados na unidade da Embraer. A produção dos primeiros modelos deverá estar pronta a partir de 2025.
Com a produção em série do F-39 Gripen, a Embraer se consolida como uma das principais empresas aeroespaciais do mundo e reforça seu compromisso com a inovação e a tecnologia de ponta. A Força Aérea Brasileira passa a contar com uma aeronave moderna e eficiente para proteger o espaço aéreo nacional, enquanto o Brasil se destaca como um player importante na indústria aeronáutica mundial.
A fábrica da Embraer passa a contar com um ecossistema completo para caças nas fases de desenvolvimento, testes e produção. Na unidade estão em funcionamento também o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de Ensaios em Voo.
A linha de produção dos caças gera investimentos em programas de defesa, criando um círculo virtuoso de desenvolvimento que leva à inovação e à criação de conhecimento tecnológico, além de gerar divisas, rendas e empregos altamente qualificados, trazendo benefícios tangíveis ao Brasil.
A parceria entre a empresa sueca SAAB e a brasileira Embraer é fundamental para o desenvolvimento do Gripen e é uma grande manifestação de como a cooperação entre Suécia e Brasil pode gerar crescimento e inovação. A Embraer agora conta com a capacidade de desenvolver, testar e produzir caças, consolidando ainda mais sua posição na indústria de defesa global.
Publicado no portal da Força Aérea Brasileira.