A cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, inaugurou na terça-feira sua primeira linha comercial de monotrilho suspenso. A fase operacional inicial do projeto abrange uma distância total de 10,5 quilômetros e conta com seis estações no Optics Valley, uma zona de demonstração de inovação nacional.
O monotrilho opera diariamente das 8h às 20h, com saídas a cada 10 minutos, e é totalmente automatizado, dispensando intervenção humana a não ser em casos de emergência.
A capacidade conjunta dos dois carros é de 220 passageiros, com uma velocidade máxima de 60 km por hora. Além disso, o piso de vidro transparente dos carros oferece uma visão aérea da cidade, segundo a Optics Valley Traffic Company, operadora da linha.
Devido ao grande número de passageiros nos primeiros dois dias, o intervalo entre os trens foi reduzido para oito minutos, com previsão de nova redução durante o feriado do Dia Nacional, informou Wang Anjun, chefe do sistema de equipamentos do monotrilho.
A linha oferece bilhetes mensais ilimitados por 120 yuan ($16). Bilhetes avulsos e diários estão disponíveis por 30 yuan cada até 6 de outubro, final do período de férias do Dia Nacional. Os preços dos bilhetes após o feriado ainda serão anunciados.
Wang Honggang, principal designer do China Railway Fourth Survey and Design Institute Group, destacou que a rota do monotrilho é cênica, conectando parques, lagos e colinas no Optics Valley.
Wang Kecheng, designer sênior na CRRC Qingdao Sifang, acrescentou que o monotrilho utiliza múltiplos amortecedores para aumentar a estabilidade e proporcionar uma viagem mais suave aos passageiros.
Os carros são feitos de uma liga de alumínio leve e contam com um sistema de armazenamento de energia por volante, que converte energia elétrica em energia cinética reutilizável durante a frenagem.
Entre os passageiros, Li Zhengying descreveu sua experiência como “extremamente interessante”, planejando trazer sua família para um passeio em breve.
Huang Yingru, que viajou de Shenzhen para experimentar o monotrilho com seu filho, relatou que a jornada foi emocionante, especialmente devido à visão através do piso de vidro.
Com informações do China Daily