A Metrô BH, que opera a rede metroviária de Belo Horizonte, anteriormente gerida pela CBTU, confirmou na terça-feira, 28, a compra de 24 novos trens.
Os veículos serão fabricados pela empresa chinesa CRRC, reconhecida como uma das líderes globais no setor.
As novas unidades contarão com quatro vagões cada, equipados com tecnologia de operação automática (ATO) e comodidades como ar-condicionado, painéis digitais e passagem livre entre os carros.
O primeiro dos novos trens está previsto para chegar ao Brasil no início de 2026, onde será submetido a uma fase de testes antes de iniciar a operação.
Esta aquisição visa substituir os trens da Série 900, fabricados na década de 1980, que atualmente somam 25 unidades em uso.
Além disso, o Metrô BH possui outros dez trens da Série 1000, fornecidos pela CAF. A CRRC também é parceira do Grupo Comporte, controlador da Metrô BH e recente vencedor do leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, com assinatura de contrato programada para esta quarta-feira, 29.
A CRRC fornecerá igualmente os trens para o novo serviço expresso e para o trem intermetropolitano, que atuará no sistema mineiro e também em operações similares na SuperVia e MetrôRio, assim como na CPTM, na Linha 13-Jade.
Confira!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!