Os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça da Rússia recomendaram ao presidente Vladimir Putin a remoção do movimento Taliban da lista de organizações terroristas, informou Zamir Kabulov, Diretor do Segundo Departamento Asiático do Ministério das Relações Exteriores, à agência de notícias TASS.
De acordo com Kabulov, esta medida é apoiada por vários órgãos governamentais russos. “Isso deve ser feito. Sem isso, será prematuro falar em reconhecimento”, afirmou Kabulov, referindo-se ao processo de reconhecimento oficial do Taliban, que assumiu o controle do Afeganistão em 2021.
O diretor indicou que todas as considerações foram relatadas à alta liderança da Rússia e uma decisão está pendente.
Kabulov também mencionou que, apesar do 105º aniversário das relações diplomáticas entre a Rússia e o Afeganistão, Moscou não planeja realizar eventos comemorativos ou trocar felicitações com o governo talibã, devido à falta de reconhecimento oficial do movimento.
O Taliban, classificado como radical, conquistou o Afeganistão em uma operação em grande escala após o anúncio da retirada das tropas americanas do país em 2021.
Em 15 de agosto do mesmo ano, o presidente afegão Ashraf Ghani fugiu para o exterior, e os talibãs tomaram a capital, Cabul, sem enfrentar resistência, coincidindo com a retirada final das forças militares dos EUA.