O sucesso impressionante da ferrovia que conecta China e Europa

Foto: Partida do trem X8157 da Estação Internacional de Porto de Xi'an

Número de trens de carga China-Europa ultrapassa 90.000

Às 8:40 da manhã de sábado, com a partida do trem X8157 da Estação Internacional de Porto de Xi’an, no noroeste da China, com destino a Malaszewicze, na Polônia, o número acumulado de serviços do China-Europe Railway Express ultrapassou 90.000, transportando mais de 8,7 milhões de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) de carga, representando um valor de mais de 380 bilhões de dólares.

Autoridades e comerciantes disseram que o número reflete o país acelerando o ritmo de abertura de alto nível, e que o comércio exterior permaneceu estável e robusto, apesar da incerteza geopolítica.

O expresso ferroviário, servindo como um canal estável e seguro para garantir as cadeias de suprimentos globais, irá injetar novo ímpeto para servir a construção de alta qualidade da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) proposta pela China e promover trocas econômicas e comerciais mais profundas entre China e Europa, observaram eles.

“O 90.000º trem está carregado com monitores LCD, roupas, sapatos e chapéus, e peças de reposição de automóveis”, disse Shao Boer, gerente geral da Xi’an International Inland Port Multinational Transportation Co, ao Global Times no sábado no local de partida do trem.

Segundo a China State Railway Group Co, o tempo necessário para lançar 10.000 trens foi reduzido de 90 meses no início para sete meses atualmente.

A velocidade crescente de cada 10.000 trens prova que mais mercadorias estão sendo importadas e exportadas entre a Ásia Central, a Europa e outros países através dos trens de carga China-Europa, com trocas econômicas e comerciais bilaterais mais próximas, observou Shao.

De 2016 a 2023, o número anual de viagens de trens de carga China-Europa aumentou de 1.702 para mais de 17.000, crescendo quase 10 vezes com um crescimento anual de 39,5 por cento. Os tipos de mercadorias transportadas pelos trens de carga China-Europa se expandiram de produtos de TI, como laptops e impressoras, no início, para mais de 50.000 tipos diferentes, incluindo roupas e calçados, automóveis e peças, necessidades diárias, alimentos, madeira, móveis, produtos químicos e maquinários.

Comerciantes tanto do país quanto do exterior elogiaram o China-Europe Railway Express, pois os trens não apenas permitiram que os produtores domésticos acessassem os mercados globais, mas também facilitaram a entrada de mais empresas estrangeiras no enorme mercado chinês.

“Com o apoio da BRI, nossa empresa está crescendo muito rápido. Em dois anos, a empresa passou de 10 trens por mês para 70 trens, totalizando mais de 5.000 contêineres”, disse Nursuru Zholbaskanova, CEO de uma empresa de logística russa SMARTLOG.

Após a realização da primeira Cúpula China-Ásia Central em Xi’an no ano passado, a China e os países da Ásia Central estão buscando laços comerciais mais estreitos, então transportamos mais mercadorias desses países, disse Zholbaskanova ao Global Times, destacando o custo-benefício do China-Europe Railway Express.

A Shaanxi Konka Intelligent Home Appliances Co, como a única base de produção de eletrodomésticos inteligentes de cozinha do Konka Group no noroeste da China, recebeu pedidos no exterior de mais de 10.000 unidades de lava-louças este ano, com os destinos de exportação incluindo Alemanha, França, Itália, além de Cazaquistão e Rússia.

“Comparado com a jornada de 45 dias por mar, os trens de carga China-Europa precisam de apenas 15 a 20 dias para chegar ao destino e a custos mais baixos. O mais importante é que o Expresso pode garantir a segurança dos comerciantes”, disse Chen Zhao, gerente geral da Shaanxi Konka Intelligent Home Appliances Co, ao Global Times.

“Enfrentando incertezas globais, incluindo a crise do Mar Vermelho, fornecemos seguro para empresas de transporte e empresas de plataformas para garantir nenhuma perda, enquanto aceleramos a cooperação entre empresas ferroviárias domésticas e estrangeiras para garantir o transporte seguro ao longo das rotas”, disse um oficial da China State Railway ao Global Times no sábado.

Até agora, os trens de carga China-Europa estão conectados a 223 cidades em 25 países europeus e mais de 100 cidades em 11 países asiáticos, com a rede de serviços cobrindo quase todo o continente euroasiático, disse a China State Railway.

À medida que a economia da China continua a se recuperar e o comércio China-UE continua a crescer, a demanda de transporte para os trens de carga China-UE permanecerá alta, e o Expresso continuará a fornecer fortes serviços de transporte para promover o desenvolvimento do comércio exterior do país e servir o alto nível de abertura.

Por Liu Yang e Zhao Juecheng, em Xi’an, para o Global Times
Publicado em 25 de maio de 2024

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.