Os mais novos trens de alta velocidade da Espanha entram em serviço

A Renfe recebeu 10 trens Avril dos 30 encomendados ao fabricante Talgo. Crédito da foto: Renfe



Os primeiros comboios de alta velocidade Avril construídos pela Talgo para o operador nacional espanhol Renfe entraram em serviço no dia 21 de maio, operando de Madrid a Barcelona e em rotas da capital para as regiões das Astúrias e da Galiza, no norte de Espanha.

A Talgo entregou até agora 10 dos novos trens de alta velocidade do pedido de 30 da Renfe, compreendendo 15 trens de bitola de 1.435 mm e 15 capazes de operar tanto na bitola de 1.435 mm quanto na bitola ibérica de 1.668 mm.

Formada por dois carros motorizados e 12 carros de passageiros, a série 106 Avril tem um total de 581 assentos em sua versão de classe única para serviços Avlo de baixo custo, oferecendo a maior capacidade de qualquer trem de alta velocidade que opera na Espanha, segundo a Renfe. .

Todos os assentos nos serviços Avlo estão na configuração 2+2. A versão da série 106 que opera serviços AVE standard tem um total de 507 lugares, em configuração 3+2 em Turista ou classe standard e 2+2 em Preferente ou primeira classe.

Aproveitando este aumento de capacidade ferroviária, a Renfe implantou a série 106 para substituir os trens da série 112 nos serviços Avlo no corredor Madrid – Saragoça – Barcelona -, onde compete com a operadora de baixo custo Ouigo e a nova entrante Iryo.


A nova frota permitirá um aumento substancial tanto na capacidade como na frequência dos serviços Avlo neste corredor, com o número total de lugares disponíveis aumentando 17%. Haverá também mais serviços Avlo com escalas nas estações intermediárias de Calatayud, Zaragoza, Lleida e Camp de Tarragona.

A segunda classe dos serviços AVE possui 3+2 assentos. Crédito da foto: Renfe

A série 106 também será implantada nos serviços da Avlo para Valência e Múrcia. No dia 21 de maio, o novo trem operou serviços AVE pela primeira vez de Madrid para destinos na região da Galiza, no noroeste da Espanha, que incluem Vigo, Santiago de Compostela e A Coruña. A série 106 também entrou ao serviço na linha Madrid a Oviedo e Gijón, na região das Astúrias.

A introdução da série 106 aumentará o número total de assentos disponíveis entre Madrid e a Galiza em 20,3%, para mais de 39.000 lugares por semana, enquanto a capacidade entre Madrid e Astúrias aumentará 35%, para mais de 21.500 lugares por semana.

Actualmente existem dois serviços diários em cada sentido com a série 106 entre Madrid e Galiza, complementando sete serviços Alvia e AVE. Os dois serviços diários entre Madrid e Astúrias juntam-se a dois serviços Alvia em cada sentido.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.