As linhas de trem de alta velocidade propostas no Texas poderiam “transformar o estado” como “um centro de negócios”, de acordo com um proeminente acadêmico, enquanto o Estado da Estrela Solitária enfrenta o que poderiam ser alguns de seus maiores projetos de infraestrutura em décadas.
Há planos preliminares para construir duas novas linhas de trem de alta velocidade no estado, uma conectando Dallas a Houston e a outra Dallas a Fort Worth, em movimentos que os apoiadores afirmam reduzirão os tempos de viagem entre as principais cidades.
Falando ao Newsweek, o senador republicano John Cornyn disse que “certamente precisamos de mais infraestrutura de transporte no Texas”, mas alertou que os projetos são “controversos” devido às preocupações dos proprietários de terras.
Seu colega republicano Ted Cruz disse que as linhas de alta velocidade propostas “criariam empregos e apoiariam a economia”, mas observou que seu licenciamento e financiamento ainda precisam ser finalizados.
Nos últimos anos, houve um renovado interesse em redes de trem de alta velocidade, que já são comuns na Europa Ocidental, Japão e China, nos Estados Unidos. Em abril, começou a construção de uma nova linha de 218 milhas entre Las Vegas e o sul da Califórnia, que a Brightline West, a empresa por trás do projeto, afirma será o “primeiro serviço verdadeiro de trem de passageiros de alta velocidade” nos Estados Unidos. A faculdade de direito da Universidade Cornell define “trem de alta velocidade” como serviços que são “razoavelmente esperados para atingir velocidades de pelo menos 110 milhas por hora”.
Em abril, os planos para construir uma ferrovia de alta velocidade de 240 milhas por hora entre Houston e Dallas, usando tecnologia japonesa Shinkansen, receberam um impulso significativo quando foi endossado pelo presidente Joe Biden e pelo primeiro-ministro japonês Fumio Kishida.
De acordo com os desenvolvedores, se concluída, a linha ferroviária reduziria o tempo de viagem entre as duas cidades para apenas 90 minutos, tornando-a mais rápida do que voar quando o tempo no aeroporto é considerado.
A proposta está sendo trabalhada como um projeto conjunto entre a Amtrak, a empresa nacional de trens de passageiros dos Estados Unidos, e a empresa baseada em Dallas, Texas Central.
Um estudo publicado em junho de 2021 pela Webuild SpA, uma empresa italiana de engenharia, estimou que a linha de trem de alta velocidade Dallas-Houston produziria US$ 36 bilhões em “impacto econômico direto para a região” nos próximos 25 anos, se construída.
O relatório também afirmou que reduziria o número de veículos por dia na I-45 entre Houston e Dallas em uma média de 14.630 e reduziria as emissões de CO2 em 700.000 toneladas por ano.
Separadamente, o Conselho de Governos do Norte Central do Texas (NCTCOG) está pressionando por uma linha de trem de alta velocidade conectando Dallas e Fort Worth, embora os detalhes permaneçam vagos.
Falando em uma reunião em 13 de maio, o gerente de planejamento de transporte da NCTCOG, Brendon Wheeler, disse que a agência está procurando um parceiro externo para se juntar ao projeto e disse que esperam obter a aprovação da Lei Nacional de Política Ambiental (NEPA) no início de 2025.
Falando ao Newsweek, o professor Ian Savage, diretor do programa de transporte e logística da Universidade Northwestern, argumentou que o trem de alta velocidade poderia ser uma boa opção para o Texas devido à geografia do estado.
Ele disse: “Como muitos economistas de transporte, eu tenho sido cético quanto à viabilidade do trem de alta velocidade em um país geograficamente grande e espalhado como os Estados Unidos. No entanto, sinto que há um argumento mais forte para isso no triângulo do Texas (Dallas-Fort Worth, Houston, Austin, San Antonio) do que em muitas outras partes do país. As distâncias são perfeitas para viagens de trem, cerca de 250 milhas.”
Savage continuou: “A congestão nas rodovias entre essas cidades tornou dirigir cada vez mais indesejável em muitos horários do dia. Os desafios de engenharia são muito menores do que, digamos, na Califórnia, devido ao terreno geralmente plano e à falta de montanhas ou vales de rios para cruzar. Os desafios são que há um extenso serviço aéreo nesses mercados a preços geralmente atraentes, e uma presença crescente de linhas de ônibus em todos os pontos de preço.”
Joshua Blank, diretor de pesquisa do Texas Politics Project da Universidade do Texas em Austin, disse ao Newsweek que o trem de alta velocidade poderia ter um impacto substancial no ambiente de negócios do estado, mas alertou que poderia causar tensões com proprietários de terras rurais.
Ele disse: “O trem de alta velocidade tem o potencial de transformar o estado, senão em um sentido econômico global, pelo menos como um centro de negócios, conectando duas ou mais das maiores cidades do estado e do país.”
“Ao mesmo tempo, o estabelecimento de um sistema ferroviário levanta conflitos tradicionais no Texas que serão difíceis de superar, incluindo os interesses dos proprietários de terras rurais, cujas terras seriam necessárias para a linha ferroviária, contra os interesses dos grandes centros urbanos; o compromisso do estado com os direitos de propriedade e sua aversão relacionada à percepção, real ou imaginada, de desapropriação pelo governo; e até mesmo a presença de potenciais interesses estrangeiros envolvidos na construção de uma linha de trem de alta velocidade no Texas, dada um clima político notável por sua recente hostilidade ao investimento e influência estrangeiros no estado.”
Falando ao correspondente do Congresso do Newsweek, Alex J. Rouhandeh, o senador Cornyn disse: “Certamente precisamos de mais infraestrutura de transporte no Texas. Somos um estado grande e em crescimento, e enquanto o Departamento de Transporte do Texas tem feito muito para tentar construir estradas e rodovias suficientes para acompanhar, acho que inevitavelmente coisas como o trem de alta velocidade entram em jogo.”
“Mas, como você sabe, há alguma controvérsia associada a isso devido às preocupações dos proprietários de terras, desapropriação, e isso tem sido algo que teve que ser resolvido. Mas agora, pelo que entendo, a Amtrak e o governo federal são os principais responsáveis, e eu não sei como isso vai se desenrolar, honestamente. É um tópico muito controverso.”
O senador Cruz disse que as linhas de trem de alta velocidade propostas “criariam empregos e apoiariam a economia, mas precisam obter o licenciamento e capital para seguir em frente. Mas, se o projeto for concluído, tenho certeza de que muitos texanos usariam e apreciariam uma maneira fácil e rápida de viajar entre Houston e Dallas.”
No entanto, ele acrescentou que o Texas provavelmente manteria sua cultura focada em carros, afirmando: “Nós, texanos, amamos nossos carros, amamos nossos caminhões, mas a viagem entre Houston e Dallas é uma que muitos texanos fazem regularmente. Minha família está dividida entre Houston e Dallas, então eu fiz essa viagem a vida toda. Não é uma viagem terrível, mas certamente seria mais conveniente pegar um trem de alta velocidade.”
Publicado originalmente na Newsweek.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!