Mauro Benevides Filho, do PDT, é nomeado vice-líder do governo Lula

Foto: Agência Câmara.

Mauro Filho (PDT), um dos aliados mais antigos de Ciro Gomes (PDT) no Ceará, foi designado nesta quarta-feira, 22, como vice-líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados. Com uma extensa trajetória na área de finanças públicas, Mauro vinha há algum tempo articulando a aprovação de projetos relacionados à pauta econômica na Casa.

A informação já foi atualizada nas relações de lideranças da Câmara dos Deputados.

Embora sempre tenha sido considerado a principal referência em economia nas campanhas presidenciais de Ciro Gomes (PDT), Mauro vem se aproximando da equipe de Fernando Haddad (PT) no Ministério da Fazenda. No final de 2022, o economista foi inclusive convidado para integrar a equipe de transição entre os governos Lula e Bolsonaro.

Filho do ex-deputado Mauro Benevides, Mauro Filho iniciou sua carreira política durante o governo de Ciro na Prefeitura de Fortaleza, quando assumiu a Secretaria de Finanças. Atualmente, ele é um dos poucos deputados do PDT que mantém um bom relacionamento tanto com Ciro quanto com seu irmão, o senador Cid Gomes (PSB).

Nos últimos tempos, o PDT do Ceará passou por crises profundas motivadas pela postura de Ciro Gomes a partir da campanha de 2022. Ciro iniciou uma série de ataques virulentos ao presidente Lula, ao PT, a todos ligados ao partido e à militância petista, produzindo grandes constrangimentos dentro do PDT. Uma parte significativa do partido tem alianças com o PT dentro do estado do Ceará e, no governo federal, ocupa o importante Ministério da Previdência Social, cujo titular é o presidente nacional do partido, Carlos Lupi. O PDT tinha alianças em vários municípios do Ceará.

Como resultado, o PDT perdeu a maior parte de seus prefeitos; muitos membros migraram para o PT, PSB ou partidos de centro. Alguns deputados também pretendem mudar de partido, aguardando a janela partidária para fazê-lo. Até os irmãos de Ciro Gomes, o senador Cid Gomes e a deputada estadual Lia Gomes, cortaram relações com ele. Em entrevistas, Ciro tem chamado seus próprios irmãos de traidores. Ivo Gomes, prefeito de Sobral e outro irmão de Ciro, também se afastou. O PDT ficou enfraquecido no estado do Ceará. O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, do PDT, enfrenta dificuldades para a reeleição, encontrando-se praticamente isolado sem o apoio de outros partidos.

Ciro Gomes continua a lançar ataques, como a recente acusação infundada sobre um suposto desvio de precatórios, que não foi corroborada por nenhum órgão de imprensa ou economista especializado. Recentemente, ele também fez comentários depreciativos sobre a senadora Janaína Farias, chamando-a de cortesã, e atacou o senador e agora ministro Camilo Santana, que antes era elogiado por Ciro como o melhor governador do Brasil.

Agora, com a nomeação de Mauro Benevides Filho para a vice-liderança do governo, fica evidente que Benevides e seu grupo político estão cada vez mais alinhados com o governo Lula, e que, portanto, discordam da postura beligerante anti-PT de Ciro Gomes.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.