A Nvidia, uma das principais fabricantes de chips do mundo, conhecida por suas unidades de processamento gráfico (GPUs) e chips de inteligência artificial (IA), registrou um notável aumento de 262 por cento na receita no último trimestre. Impulsionada por vendas sem precedentes de chips de IA, a empresa relatou ganhos significativos que impulsionaram as ações em mais de 6 por cento no pós-mercado, ultrapassando o marco de $1.000 por ação pela primeira vez.
“Nvidia mais uma vez mostrou seu poder, com um conjunto forte de resultados que claramente atingiu o alvo. A principal preocupação antes dos números era que, dado o recente guia de capex das empresas de hiperescala, detalhando a forte demanda pelos produtos da Nvidia e sua próxima geração de produtos (Blackwell), as expectativas estavam enormemente elevadas”, disse Chris Weston, chefe de pesquisa da Pepperstone, uma corretora global especializada em mercados financeiros.
“Podemos também adicionar à mistura o fato de que a Nvidia é uma participação central para quase todos os fundos de investimento, então é bem possuída e com razão. A IA é o maior tema a atingir o mundo da tecnologia em cerca de 20 anos, e está apenas crescendo à medida que olhamos para precificar os lucros futuros com base em onde isso pode evoluir nos próximos 5-10 anos.”
Olhando para o futuro, a Nvidia previu uma receita de $28 bilhões para o segundo trimestre fiscal, superando as estimativas anteriores dos analistas de $26,66 bilhões. O primeiro trimestre já mostrou o desempenho fenomenal da empresa, com a receita atingindo $26,04 bilhões, um salto monumental de 262 por cento em relação ao ano anterior, superando as estimativas de $24,65 bilhões. Além disso, o lucro líquido testemunhou um aumento impressionante de 628 por cento, chegando a $14,88 bilhões.
O aumento na demanda por unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia, essenciais para alimentar aplicações de IA, foi um fator significativo por trás deste aumento nas vendas. Os principais players da indústria de tecnologia, incluindo Google, Microsoft, Meta, Amazon e OpenAI, investiram coletivamente bilhões nesses chips avançados e de alto valor. As vendas no segmento de data center da Nvidia, seu principal gerador de receita, dispararam 427 por cento para $22,6 bilhões no primeiro trimestre, superando as expectativas.
Enquanto a Nvidia antecipa uma margem bruta ajustada ligeiramente menor de 75,5 por cento para o segundo trimestre, em comparação com o consenso dos analistas de 75,8 por cento, ainda demonstra um desempenho robusto em comparação com concorrentes como a AMD.
Excluindo certos itens, o lucro por ação da Nvidia no primeiro trimestre foi de $6,12, superando as expectativas de $5,59. O relatório de ganhos trimestrais da empresa tornou-se um barômetro chave para os investidores, oferecendo insights sobre a força do boom contínuo da IA no mercado. De maneira positiva, a fabricante de chips Analog Devices também experimentou um aumento em suas ações de 10,86 por cento após projetar uma receita maior do que o esperado para o terceiro trimestre.
Com as ações da Nvidia já testemunhando uma ascensão meteórica de mais de 90 por cento desde o início do ano, a empresa anunciou um desdobramento de ações de 10 por 1. Este movimento está programado para começar a ser negociado em 10 de junho. O desdobramento de ações resultará em ações sendo avaliadas em aproximadamente $100 cada, pós-desdobramento. O objetivo principal de um desdobramento de ações é reduzir o preço das ações individuais, tornando-as mais acessíveis para os investidores. Vale notar que, embora essa ação reduza o preço das ações, ela não altera a capitalização de mercado ou as avaliações da empresa. Empresas de tecnologia proeminentes como Amazon, Alphabet e Tesla também realizaram desdobramentos de ações semelhantes em 2022.