O Ministério de Investimentos da Arábia Saudita assinou um acordo de 5,6 bilhões de dólares com a fabricante chinesa de carros elétricos Human Horizons.
A parceria visa colaborar no desenvolvimento, fabricação e venda de veículos, conforme comunicado da agência de notícias estatal saudita.
O acordo representa mais da metade dos mais de 10 bilhões de dólares em investimentos firmados no primeiro dia de uma conferência empresarial árabe-chinesa em Riad. Os setores envolvidos incluem tecnologia, energia renovável, agricultura, imobiliário, metais, turismo e saúde.
A relação entre Arábia Saudita e China, tradicionalmente focada em laços energéticos, está se expandindo para investimentos em setores não petrolíferos, alinhando-se à agenda de diversificação econômica do reino.
Parte deste plano envolve o desenvolvimento de uma indústria nacional de fabricação de veículos elétricos (VE). A Human Horizons fabrica veículos elétricos sob a marca HiPhi na China.
Em 2021, o investimento direto estrangeiro chinês nos mercados árabes totalizou 23 bilhões de dólares, sendo 3,5 bilhões destinados à Arábia Saudita, de acordo com o comunicado saudita.
Em março, a Human Horizons anunciou o lançamento de sua marca premium HiPhi em alguns mercados europeus este ano, com planos de expansão internacional.
Com informações da Reuters